Declaração de vacinação atualizada é exigida para matrícula nas escolas estaduais de MS

Você está visualizando atualmente Declaração de vacinação atualizada é exigida para matrícula nas escolas estaduais de MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de dezembro de 2023

Os alunos que pretendem estudar nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul em 2024 terão que apresentar uma declaração de vacinação atualizada no ato da matrícula. A resolução que determina essa exigência foi publicada nesta quinta-feira (7) no DOE (Diário Oficial do Estado).

A medida visa garantir a proteção e promoção à saúde dos estudantes, seguindo a recomendação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que orientou as escolas, tanto públicas quanto privadas, a solicitarem o comprovante de vacina atualizado no momento das matrículas dos estudantes.

A queda nas coberturas vacinais para os imunizantes de rotina do Calendário Vacinal Nacional nos últimos cinco anos é um dos motivos que levaram à adoção dessa estratégia. Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), essa situação aumenta o risco de reintrodução de doenças como sarampo, rubéola, coqueluche e poliomielite em MS. Por isso, é importante que os alunos estejam com as vacinas em dia.

Para obter a declaração de vacinação atualizada, os responsáveis pelos estudantes devem procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou USF (Unidade de Saúde da Família) mais próxima e apresentar a caderneta de vacinação. Esse documento deve ser entregue na Unidade Educacional durante a matrícula.