Operação da Polícia Federal combate tráfico internacional de bebês para a Europa

tráfico de bebês
foto: Freepik
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de dezembro de 2023

A Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta segunda-feira, 4 de dezembro, a Operação Deverra, cujo objetivo é combater o tráfico internacional de bebês brasileiros para a Europa. A operação ocorreu no estado de São Paulo, nas cidades de Valinhos e Itatiba.

Segundo a PF, a “Operação Deverra” cumpriu seis mandados judiciais, sendo quatro de busca pessoal, um de busca e apreensão e um de prisão preventiva. Os alvos são suspeitos de envolvimento em um esquema de registro falso de paternidade de recém-nascidos, com o intuito de enviá-los para o exterior sem o consentimento das mães biológicas.

A investigação começou no dia 30 de novembro, após uma denúncia do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). O MPSP informou que um bebê nascido em Valinhos, que continua no hospital, foi abandonado pela mãe e registrado como filho de um homem português.

A PF descobriu que esse mesmo homem português já havia registrado outra bebê no mesmo hospital como sua filha, em menos de um mês. A PF verificou que os registros de paternidade foram feitos com documentos falsos, em juízos diferentes, e acompanhados de pedidos de guarda unilateral dos bebês. Dessa forma, o homem poderia sair do país com as crianças sem a autorização das mães.

A PF informou que os envolvidos podem responder pelos crimes de tráfico internacional de crianças, registro falso, promoção de ato destinado ao envio de criança ou adolescente para o exterior com inobservância das formalidades legais ou com o fito de obter lucro, entre outros.

A pena pode ultrapassar 18 anos, dependendo da análise do material apreendido. A PF não divulgou os nomes dos suspeitos nem os destinos dos bebês. A Operação Deverra continua em andamento.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular