El Niño segue com forte influência sobre o clima de MS em dezembro

Você está visualizando atualmente El Niño segue com forte influência sobre o clima de MS em dezembro
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de dezembro de 2023

O Mato Grosso do Sul está passando por um período de alívio do calor, com mais chuvas e temperaturas mais suaves. No entanto, o verão está se aproximando e o clima deve mudar em dezembro de 2023. Segundo a meteorologia, o El Niño está entrando em uma fase de forte intensidade e deve afetar o clima da região.

O El Niño é um fenômeno climático que ocorre quando as águas do Oceano Pacífico ficam mais quentes do que o normal. Isso altera os padrões de vento e de precipitação em várias partes do mundo, incluindo o Brasil.

Corumbá mais quente do Brasil El Niño
Foto- Weber Reis

O verão, que começa oficialmente no dia 21 de dezembro, é marcado pelo aumento das chuvas no Centro-Oeste. Com o El Niño, as chuvas podem ficar mais irregulares e intensas, causando tempestades e enchentes em algumas áreas.

Publicidade

99 El Niño

Segundo a tendência mensal do Metsul, a primeira semana de dezembro deve ter chuvas acima da média no sul do Mato Grosso do Sul, enquanto o restante do Estado deve ficar estável. A partir da segunda semana de dezembro, as chuvas devem diminuir um pouco e se estabilizar.

Em relação à temperatura, o Metsul prevê que elas fiquem acima da média, mas sem ondas de calor prolongadas. A tendência indica que a última semana do ano deve ter menos chuvas e mais calor.