A Polícia Federal e a Receita Federal do Brasil realizaram, nesta terça-feira, 28 de novembro, a operação Wrong Tires, que visa reprimir a importação ilegal de pneus e sua venda feita irregularmente.
Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em três centros automotivos, um galpão e uma casa, todos pertencentes aos donos das empresas envolvidas no esquema, localizados em Campo Grande.
Segundo as investigações, os pneus eram trazidos do exterior sem o pagamento dos tributos devidos e sem a observância das normas técnicas exigidas pelo Inmetro. Além disso, os pneus eram transportados de maneira inadequada, um dentro do outro, o que danificava suas estruturas e comprometia a segurança dos usuários.
✅ Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷
O nome da operação, Wrong Tires, significa “pneus errados” em inglês, e faz alusão à irregularidade dos produtos comercializados. Os responsáveis pelos crimes podem responder por contrabando, descaminho, falsificação de selo ou sinal público e associação criminosa, com penas que podem chegar a 12 anos de prisão.