Mato Grosso do Sul se prepara para a terceira onda de calor de 2023, que deve elevar as temperaturas a níveis extremos na próxima semana. Segundo a previsão do Clima Tempo, as máximas podem atingir 45°C em algumas cidades do Estado, com a umidade relativa do ar caindo para menos de 30%.
A onda de calor deve ser mais forte do que as anteriores e afetar também outros estados, como São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro. O fenômeno é causado por um bloqueio atmosférico, que impede a entrada de frentes frias e mantém o ar seco e quente sobre a região.
O Clima Tempo alerta que as madrugadas frias, que aliviam o calor durante o dia, devem desaparecer a partir de 9 de novembro. As noites também devem ser quentes, dificultando o sono e o bem-estar da população. O feriado de 15 de novembro deve ser marcado por um calor intenso em todo o Estado.
O Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) confirma a tendência de calor excessivo a partir de 13 de novembro. “Os modelos indicam a atuação de um bloqueio atmosférico, que irá favorecer uma nova onda de calor, com altas temperaturas próximas aos 40-45°C e baixos valores de umidade relativa do ar entre 10-30%”, informa o órgão.
A recomendação é que as pessoas se hidratem bem, evitem exposição ao sol nos horários mais quentes, usem protetor solar, chapéu e roupas leves, e procurem ambientes ventilados. Além disso, é importante cuidar da saúde dos animais e das plantas, que também sofrem com o calor e a secura.