Mato Grosso do Sul terá um dia de clima instável nesta sexta-feira (3). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há três alerta de tempestades em vigor, que abrangem 10 cidades do Estado, incluindo Campo Grande. A previsão é de chuva forte, ventania e até granizo em algumas áreas.
O alerta de perigo para tempestade vale das 22h de hoje até as 21h de amanhã para Campo Grande e outras nove cidades da região sul do Estado. Nessas localidades, a chuva pode variar entre 30 e 60 mm, os ventos podem chegar a 100 km/h e há risco de queda de granizo e corte de energia elétrica.
Além disso, o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) informa que na sexta-feira ocorrerá o fenômeno de ‘mínimas invertidas’, quando a temperatura mais baixa do dia é registrada no final da tarde, e não no início da manhã. Isso se deve à entrada de uma massa de ar frio que derruba as temperaturas no Estado.
As mínimas previstas para amanhã são de 14°C na região sul e de 18°C nas regiões pantaneira e sudoeste. As máximas podem chegar a 28°C no sul e a 31°C no pantanal e no sudoeste. Nas demais regiões, as temperaturas variam entre 18°C e 36°C. Em Campo Grande, a mínima será de 19°C e a máxima de 31°C.
Os ventos também serão intensos na maioria do Estado, soprando de sul/sudoeste com velocidade entre 40–60 km/h. Em alguns pontos, podem ocorrer rajadas de vento superiores a 60 km/h. A recomendação é evitar atividades ao ar livre e se proteger em locais seguros.