Ribas do Rio Pardo (MS) — O Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) fez um exercício na noite desta quarta-feira (1º) para treinar as forças de segurança contra o “Novo Cangaço”, modalidade de crime que ataca instituições financeiras em cidades do interior.
A simulação aconteceu em Ribas do Rio Pardo, a 98 quilômetros de Campo Grande, e contou com a participação da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.
O cenário foi uma agência bancária, onde 10 policiais do Bope se passaram por assaltantes armados com fuzis e pistolas. Eles usaram bombas de efeito moral para simular explosões e colocaram “reféns” sobre os capôs dos carros para dificultar a ação dos policiais.
A PM (Polícia Militar) informou que o trecho ao redor do banco foi isolado com fitas zebradas para evitar a interferência de terceiros. Mesmo assim, alguns moradores puderam acompanhar o ensaio à distância.
O objetivo do exercício foi preparar as equipes para uma eventual ocorrência desse tipo de crime na região.
“Se o crime acontecer aqui, conseguiremos dar uma primeira resposta. Com uso de tiros de festim e explosões, o simulado faz parte do treinamento das forças de segurança”, disse o comunicado da PM.