Prefeitura de Corumbá muda fórmula de cobrança da ‘taxa do lixo’ e revolta vereadores

No momento, você está visualizando Prefeitura de Corumbá muda fórmula de cobrança da ‘taxa do lixo’ e revolta vereadores
  • Autor do post:
  • Post publicado:31 de outubro de 2023

E a instituição da cobrança da chamada “Taxa do Lixo”, continua causando polêmicas em Corumbá.

O assunto tomou conta das discussões na Câmara Municipal de Corumbá nesta segunda-feira, 30 de outubro, após a repercussão negativa da população em torno dos altos valores cobrados pelo município, nem mesmo a chamada “base aliada” do prefeito Marcelo Iunes, conseguiu sustentar o apoio a cobrança.

Além de questionar a fórmula utilizada como base de cálculo da taxa, na casa de leis, é praticamente unanime a indicação sobre a necessidade da suspensão da cobrança até que os questionamentos da população sejam sanados pelo poder executivo.

Prefeitura alterou base de cálculo

A cobrança da referida taxa de lixou foi votada e aprovada pela maioria dos parlamentares, no entanto, o presidente do poder legislativo, vereador Ubiratã Canhete (Bira), disse que a base de cálculos utilizada atualmente pela prefeitura, difere da que foi apresentada para votação e aprovada pelos vereadores.

Nelsinho Dib disse ter se sentido enganado, já que votou pela aprovação lei esperando uma coisa, mas a fórmula utilizada hoje, foi bastante diferente. Elinho Junior e Alexandre Vasconcellos lembraram que o assunto levou um grupo de vereadores a buscar a Sanesul, para debater a questão.

coleta de
Vereadores pedem a suspensão da cobrança

Os dois lembraram que a primeira reunião ocorreu na segunda-feira, mas não se chegou a um consenso, e que nesta terça, novo encontro foi marcado, para que a equipe da Sanesul explique com detalhe a fórmula utilizada, lembrando que a implantação do tributo atende a obrigatoriedade impostas aos municípios brasileiros, por meio do novo Marco Regulatório do Saneamento Básico.

Luciano Costa cobrou uma posição do Executivo para redução dos valores e disse que estará na briga pela inconstitucionalidade da lei federal na justiça.

Nem a base sustenta

O vereador Allex Dellas, líder de governo, também se posicionou contrário ao valor taxado. Ele revelou que, na segunda-feira, logo cedo, esteve conversando sobre o assunto com o prefeito, e que a expectativa é pela suspensão do pagamento do tributo.