Vem aí a 4ª edição do Saltenha Fest em Corumbá

Saltenha fest
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de outubro de 2023

Corumbá (MS) — O evento que representa a maior celebração da integração Cultural da culinária Fronteiriça Brasil-Bolívia, voltou. A quarta edição do Saltenha Fest ocorre no próximo dia 05 de novembro, celebrando uma das mais tradicionais iguarias culinárias apreciadas em Corumbá, Ladário e região da fronteira oeste do país.

Com a participação de diversas saltenharias da região, o evento se consolidou como um dos principais promotores dessa iguaria, que ganhou o reconhecimento de sua importância e por meio de uma lei municipal, foi promulgado o dia 10 de novembro como “O dia da Saltenha” em Corumbá.

saltenha fest corumbá

De origem boliviana, a especiaria do país andino caiu nas graças dos corumbaenses e se tornou um dos salgados mais apreciados na cidade.

Neste ano, a programação será ampliada e integrará a cultura fronteiriça no roteiro de atrações.

“Este ano, além de termos a apresentação do Grupo Boliviano Sombras de América, ensinaremos as pessoas a dançar músicas caribenhas e latinas, como salsa, bachata, cumbias e merengues. Muito ritmo e sabor com as deliciosas e suculentas saltenhas e novos sabores”, concluiu Arturo.

O evento está programado para começar às 16 horas no Porto Geral de Corumbá.

Saltenha fest é Tradição

A primeira edição ocorreu em 2019, sendo interrompida em 2020 por conta da crise sanitária em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O retorno aconteceu em novembro de 2021 e se repetiu em 2022, sendo considerado um grande sucesso de público.

De acordo com Arturo Ardaya, responsável pela organização do evento, as três edições anteriores, é uma prova de que a Saltenha, além da tradição, é um grande fomentador da economia local.

“São três anos de sucesso, em 2021, mesmo com chuva torrencial, vendemos cinco mil saltenhas, no ano passado (2022), com o super show da Orquestra Sombrass de América, chegamos a comercializar oito mil saltenhas, com a participação maciça da população e o Porto Geral super lotado, uma prova de que a saltenha além de muito apreciada tem o potencial de movimentar a nossa economia”, disse.

Associação dos Santenheiros

A ampliação desta festa tradicional, motivou, segundo Arturo, a criação de uma Associação responsável por reunir as pessoas que fazem da arte da Saltenha, uma fonte de renda e de sustentar suas famílias.

“Criamos em 2023, a Associação dos Saltenheiros da Fronteira, são dezenas de ambulantes, saltenharias, delivery, padarias e famílias que vendem na porta de suas casas esta marca gastronômica da culinária Corumbaense e fronteiriça que tantas saudades dão aos que já não moram na terrinha”, encerrou.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Deixe um comentário