Pantanal terá pista de pouso pavimentada para combate a incêndios

No momento, você está visualizando Pantanal terá pista de pouso pavimentada para combate a incêndios
  • Autor do post:
  • Post publicado:25 de outubro de 2023
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

O Pantanal da Nhecolândia, em Mato Grosso do Sul, ganhará uma pista de pouso pavimentada de 1 quilômetro de extensão por 23 metros de largura, com um pátio de serviço. A obra faz parte de um plano do Governo do Estado de investir R$ 250 milhões na infraestrutura aeroportuária, com 20 unidades em diferentes cidades.

A área de 12,35 hectares para a construção da pista foi doada ao Estado, que já contratou uma empresa para fazer o projeto, ao custo de R$ 262,4 mil. O contrato foi publicado essa semana pela Agesul (Agência de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul).

Segundo a Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística), a pista atende principalmente serviços ambientais, como o combate às queimadas, que afetam a biodiversidade e a população local. A estrutura também vai permitir a assistência aos pantaneiros em emergências, o trânsito de quem vive ou trabalha na região e o turismo ecológico.

A pista terá capacidade para receber a aeronave Air Tractor, que abastece um tanque e transporta água para apagar os focos de incêndio. Além disso, contará com um espaço para bombeiros.

Outra pista está prevista para ser construída na região do Morro do Azeite, próxima ao Rio Miranda e a lugares conhecidos, como o Passo da Lontra e o Buraco das Piranhas.

O plano do governo para aeródromos inclui ainda a criação, reforma, ampliação ou cercamento de pistas em 19 cidades, como Bonito, São Gabriel do Oeste, Água Clara e Inocência. A iniciativa visa melhorar a mobilidade e o desenvolvimento econômico do estado.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare