Marinha do Brasil faz dois resgates no Pantanal em menos de uma semana

No momento, você está visualizando Marinha do Brasil faz dois resgates no Pantanal em menos de uma semana
  • Autor do post:
  • Post publicado:25 de outubro de 2023
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Corumbá (MS) — A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), prestou apoio ao Corpo de Bombeiros em dois resgates no Pantanal sul-mato-grossense. Os transportes foram realizados com o uso de um helicóptero do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61) e contaram com a presença de um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa).

O primeiro resgate aconteceu na última sexta-feira (19), na região da Nhecolândia, onde um homem de 35 anos sofreu uma suspeita de fratura dos arcos costais e sentia fortes dores, após sofrer uma queda de cavalo. Ele foi levado do local até o heliponto do EsqdHU-61 e, em seguida, encaminhado por uma ambulância do Corpo de Bombeiros para a Santa Casa de Corumbá.

O segundo resgate ocorreu no final da tarde desta terça-feira (24), após a solicitação de apoio do Corpo de Bombeiros para transportar um homem de 42 anos, que apresentava suspeita de pancreatite aguda. Ele estava na Escola Sebastião Rolon, no Porto Sairu, a cerca de 90 km de Corumbá, sendo conduzido até o Complexo Naval de Ladário. De lá, ele também foi levado por uma ambulância do Corpo de Bombeiros para a Santa Casa.

A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de Evacuação Aeromédica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência. O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância, entre outros.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare