Brigada Alto Pantanal e PrevFogo/Ibama reforçam ações de prevenção a incêndios

Você está visualizando atualmente Brigada Alto Pantanal e PrevFogo/Ibama reforçam ações de prevenção a incêndios
  • Autor do post:
  • Post publicado:24 de outubro de 2023

A Brigada Alto Pantanal, mantida pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), e uma equipe do Prevfogo/Ibama estão percorrendo o rio Paraguai na região do Alto Pantanal e conversando com comunidades sobre o uso do fogo nesse período crítico e quente. Essas atividades começaram no final de setembro e voltaram a ser reforçadas agora em outubro. Nova equipe do Prevfogo está na região desde este dia 24 de outubro.

A prevenção contra incêndios é a melhor medida para a conservação ao invés do combate ao fogo. Essas ações conjuntas começaram no final de setembro e prosseguem por conta dos riscos do fogo ameaçar a Rede Amolar, que é corredor de biodiversidade de mais de 300 mil hectares formados a partir do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense até a região da escola Jatobazinho, no Alto Pantanal.

A importância de se manter conservado o corredor de biodiversidade gera efeito em mais de uma centena de espécies de animais. Conforme as equipes de monitoramento do IHP, são mais de 130 espécies da fauna, sendo 68% delas de aves, outros 21% de mamíferos e 11% de herpetofauna. Ainda existem 14 espécies que vivem na Rede Amolar sob algum grau de ameaça e encontram território mais seguro nessa região.

Toda a equipe da Brigada Alto Pantanal está com uma operação estendida, que começou no dia 13 de outubro e prossegue durante o resto do mês para reforçar as atividades de prevenção a incêndios.

Setembro já é considerado um mês crítico e com ações de prevenção, diálogo com as comunidades e ações conjuntas acabou sendo superado sem registros graves de fogo na região do Alto Pantanal. Outubro é também para alerta máximo, principalmente por conta dos registros de fogo nos municípios de Poconé (MT), Barão de Melgaço (MT) e Cáceres (MT).

rede amolar protecao

“O trabalho conjunto do Prevfogo/Ibama com a Brigada Alto Pantanal soma esforços para a prevenção ser reforçada. Precisamos superar a proposta de só combater o fogo e agir em como trabalhemos ao longo do ano para que esse fogo seja minimizado. Além do trabalho em campo, é preciso contar com a tecnologia para monitorar os focos de fumaça e detectar com rapidez. Ainda temos o desafio de chegar o mais rápido possível”, comenta o presidente do IHP, Coronel Ângelo Rabelo.

Dados preliminares do Pantanal em Alerta, dos Bombeiros de Mato Grosso do Sul, apontam que entre setembro e outubro de 2023 o fogo 315.632 hectares em todo o Pantanal, sendo nove municípios atingidos e 216 propriedades no total. Os focos de incêndio são concentrados nesses dois últimos meses em áreas dos municípios de Poconé, Cáceres, Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger, todos em Mato Grosso.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular