Anunciada como “presente” de aniversário, obra em UBS está abandonada em Corumbá

Você está visualizando atualmente Anunciada como “presente” de aniversário, obra em UBS está abandonada em Corumbá
Obra iniciou há mais de dois anos e está abandonada / Fotos: Weber Reis
  • Autor do post:
  • Post publicado:23 de outubro de 2023

Corumbá (MS) — Anunciada em 2021 e 2022 pelo prefeito Marcelo Iunes, como parte de um suposto pacote de obras em comemoração aos 243 e 244 anos de Corumbá, a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Paulo Maissato, localizada no bairro Nova Corumbá, parte alta da cidade, se transformou em um verdadeiro presente de grego para população.

O “presente” anunciado por dois anos consecutivos, literalmente não saiu do papel e se transformou em desilusão para os moradores do bairro Nova Corumbá.

Dois anos depois do primeiro anúncio, a esperança por um atendimento médico de melhor qualidade se transformou em pesadelo e os moradores do bairro precisam percorrer uma longa distância até o bairro Kadweus para serem atendidos.

Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷

 

 

A reportagem do Folha MS esteve no local e constatou a situação de completo abandono em que se encontra o espaço, tomado por entulho e mato. No lugar de portas e janelas, tapumes já em estado de deterioração denunciam que não é de hoje que o espaço foi deixado de lado pela administração municipal.

paulo maissato1 UBS
Espaço está completamente abandonado e tomado pelo mato

Moradores do entorno do espaço, que um dia serviu a comunidade, reclamam da demora e falta de expectativa de retornar os serviços de saúde.

Aqui tinha atendimento médico, tinha dentista, vacinação, agora está fazendo uma falta muito grande, já vai para dois anos que está parada essa obra né, não tem mais nada, está abandonado”, lamenta dona Eunice Soares.

A moradora questiona ainda da distância que os moradores desde o início da “reforma” precisam percorrer para receberem atendimento de saúde.

Minha pergunta é: o que esse prefeito ta fazendo que não enxerga a situação em que está a nossa saúde, o atendimento dos moradores aqui do nosso bairro? Isso é o principal na nossa área, é o posto de saúde mais próximo da nossa residência, né? E agora a gente tem que andar lá longe no Kadweus, que é muito longe o trajeto né? O atendimento péssimo também” reclama.

Rosana Mendes é outra moradora que reclama da dificuldade ao acesso à saúde imposta pela paralisação da obra.

Depois que a obra parou ficamos desanimados, a gente fica com dificuldade de ir lá no outro posto, lá é longe. Como acabei de falar, a gente tem que ir lá, tem mãe com crianças de colo, empurrando carrinho, a pé, daqui até no Kadweu, será que o prefeito teria essa disposição de fazer essa caminhada debaixo de sol de chuva? Mas ele não precisa né?  O que a comunidade daqui do bairro pede é que as obras sejam entregues, parece que estão esperando a época de eleição para agir alguma coisa e tentar enganar o povo”, disse.

Já nas “comemorações” dos 245 anos de Corumbá, a prefeitura nem anunciou mais a interminável obra como um presente para população.

A última promessa feita pelo Prefeito Marcelo Iunes, era de que a unidade deveria ser entregue em dezembro de 2022. Na oportunidade, o próprio chefe do poder executivo realizou uma visita nas obras em andamento.

Foto Rene Marcio CarneiroUBS Paulo Maissato 48 UBS
Prefeito Marcelo Iunes em visita a obra em 2022

Em agosto de 2023, a novela ganhou mais um capítulo quando o município, unilateralmente, decidiu por reincidir o contrato com a empresa “L M A MAJID BEIRAT CONSTRUTORA E EMPREENDIMENTOS LTDA”. A decisão foi publicada no Diário Oficial do município e assinada pela Secretária de Saúde.  

rescisao UBS

Orçada inicialmente em R$ 600 mil reais, a obra de reforma e ampliação da UBS Paulo Maissato, seria, segundo informações da prefeitura, uma ação executada exclusivamente com recursos próprios do município.

Após a reforma o espaço deveria contar com recepção, sala de imunização, sala de triagem, dois consultórios clínicos, sala para os agentes comunitários de saúde, sala de sutura/curativos, farmácia, consultório odontológico, consultório ginecológico com sala de espera exclusiva e vestiário, sala de inalação e banheiros com acessibilidade para o público e para os funcionários.

A UBS também teria uma segunda recepção, com entrada pela rua Ceará, com acesso para a sala de raio-x, equipada com uma área para equipamentos e interpretação dos exames e vestiário, além de outra sala, com quase 21 metros quadrados, para múltiplo uso do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).