Após temporal, Campo Grande amanhece com árvores caídas e 36 bairros sem energia

Você está visualizando atualmente Após temporal, Campo Grande amanhece com árvores caídas e 36 bairros sem energia

A chuvarada de quinta-feira provocou inúmeras quedas de árvore e deixou diversos bairros de Campo Grande sem energia elétrica. Conforme a concessionária Energisa, há 36 bairros com “impactos pontuais”. Durante a noite, foram registradas 14.685 descargas elétricas.

Os bairros afetados são Universitário, Jardim São Lourenço, Vila Taquaruçu, Monte Castelo, Vila Nasser, Nova Lima, Vila Piratininga, Vila Jacy, Cruzeiro, Parque Residencial União, São Francisco, Vila Nova Campo Grande, Itanhangá Park, Jardim Jockey Club, Caiçara, Portal Caiobá, Jardim Autonomista, Guanandi, Tiradentes, Coophavila II, Conjunto Jose Abrão, Parque Dos Novos Estados, Alves Pereira, Vila Santo Antonio, Vila Planalto, Jardim Centro-Oeste, Coronel Antonino, Moreninha, Vilas Boas, Jardim Dos Estados, Vila Sobrinho, Jardim Bela Vista, Santo Amaro, Chácara Dos Poderes, Vila Carlota e Jardim Seminário.

Academia na Marquês de Lavradio, região do Tiradentes, ficou sem energia elétrica (Foto: Lucimar Couto)
Academia na Marquês de Lavradio, região do Tiradentes, ficou sem energia elétrica (Foto: Lucimar Couto)

Usuários de academia na Avenida Marquês de Lavradio, no Tiradentes, se depararam com a falta de energia ao chegarem ao local para exercícios físicos pela manhã.

No Condomínio Sevilha, no Jardim São Lourenço, não havia energia elétrica desde as 21h de quinta-feira e os moradores receberam a informação de que a energia voltaria somente às 7h. Na Rua dos Gusmões, na mesma região, um galho impedia a travessia de veículos. A fiação também foi atingida e arrebentou com a queda dos galhos. Os fios estão expostos, provocando risco para quem precisa passar pelo local.

Árvore bloqueia trecho da Rua dos Gusmões, no São Lourenço (Foto: Lucimar Couto)
Árvore bloqueia trecho da Rua dos Gusmões, no São Lourenço (Foto: Lucimar Couto)

Uma árvore caiu na Rua 15 de Novembro, próximo à Rua Rio Grande do Sul, e bloqueia a passagem dos veículos. A queda dessa árvore provocou dano na tubulação de água e há vazamento. Praticamente na mesma esquina outra árvore caiu sobre a calçada.

Moradores do distrito de Piraputanga, em Aquidauana, a 130 km de Campo Grande, também apontaram que houve falta de energia elétrica na noite de quinta-feira, retornando somente por volta das 4h desta madrugada.

Também há registro de quedas de árvores na Rua Arthur Jorge, na altura do bairro Monte Castelo, e falta de energia elétrica há 12 horas. No cruzamento das Ruas Ceará com Amazonas, um semáforo ficou torto com a velocidade dos ventos, de mais de 60 km por hora.

Árvore caiu sobre a Rua Euclides da Cunha perto da Espírito Santo (Foto: Antonio Bispo)
Árvore caiu sobre a Rua Euclides da Cunha perto da Espírito Santo (Foto: Antonio Bispo)

No viaduto da Afonso Pena sobre a Ceará, a árvore que caiu em uma das alças de acesso foi retirada, entretanto, os galhos ficaram todos no local, na grama. Perto dali, no cruzamento da Ceará com a Rua 15 de Novembro, outdoors foram derrubados com o vento, em um terreno baldio. No Jardim dos Estados ainda há cruzamentos com semáforos desligados ou intermitentes. Uma árvore imensa, que caiu na Rua Euclides da Cunha na altura do cruzamento com a Espírito Santo, segue atravessada na pista, impedindo a passagem no trecho.

Árvore caiu sobre a calçada na Rua Rio Grande do Sul (Foto: Antonio Bispo)
Árvore caiu sobre a calçada na Rua Rio Grande do Sul (Foto: Antonio Bispo)

Em nota, a Energisa apontou que a chuva de quinta-feira causou estragos no sistema elétrico “devido a quedas de árvores sobre a rede e postes de distribuição, além de rompimentos de cabos”.

“As equipes estão atuando ininterruptamente nos reparos, para viabilizar o restabelecimento da energia nas localidades impactadas. Desde o início das ocorrências climáticas, foram contabilizadas 14.685 descargas atmosféricas (Climatempo).  A empresa reforça o compromisso de atuar com segurança, a fim de normalizar, quanto antes, o fornecimento de energia para os clientes atingidos”, aponta a concessionária.

A Energisa pede ainda que os consumidores priorizarem o atendimento pelo WhatsApp (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular