Mato Grosso do Sul registrou um novo possível foco de gripe aviária em uma criação doméstica de galinhas em Figueirão. O caso está em investigação pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), que já confirmou outro foco da doença em Bonito há três semanas.
Segundo a plataforma de monitoramento do Mapa, atualizada na noite desta quarta-feira (11), o Brasil tem 123 casos confirmados da Influenza Aviária, ou Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves.
O foco em investigação em Figueirão é semelhante ao caso confirmado em Bonito no mês passado, pois se trata de uma criação doméstica para subsistência, ou seja, não atinge criação comercial de aves. O Mapa informa que o foco de gripe aviária em Bonito já é considerado encerrado.
Desde o início das investigações, Mato Grosso do Sul teve 20 amostras coletadas, das quais uma teve o caso confirmado, o de Bonito, e a de Figueirão segue em investigação. O Mapa não informou o prazo para os exames laboratoriais ficarem prontos.
A confirmação do primeiro caso de gripe aviária em Mato Grosso do Sul levou o Japão a suspender a importação de frangos e ovos que tinham o Estado como origem.
*com informações Midiamax