A brasileira Rebeca Andrade brilhou neste sábado (7) ao vencer a final do salto no Mundial de Ginástica Artística da Antuérpia, na Bélgica. Ela superou a americana Simone Biles, considerada a maior ginasta de todos os tempos, com dois saltos perfeitos e média de 14,750 pontos. Esta foi a segunda medalha de ouro de Rebeca nesta modalidade, repetindo o feito de 2022, quando Biles não competiu.
Rebeca e Biles já haviam disputado o ouro no individual geral na sexta-feira, com a americana levando a melhor e a brasileira ficando com a prata. Esta é a sétima medalha de Rebeca em Mundiais na carreira e a terceira nesta edição, o que é um recorde para o Brasil. Ela também foi prata por equipes.
“Isso prova que estamos no caminho certo, cuidando tanto do aspecto mental quanto do físico. O esforço de todos ali me ajudou a manter a calma e o equilíbrio na hora do salto. Não me incomoda ser a última a saltar, não.Foi bem tranquilo e tentei ficar bem concentrada para fazer minha parte. Vou aproveitar para descansar hoje, pois amanhã tem as finais de trave e solo, que são muito desgastantes”, declarou Rebeca ao Sportv após o triunfo.
✅ Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷
Biles foi a primeira a saltar e arriscou uma acrobacia difícil, o Biles II, mas errou a aterrissagem e caiu sentada. Ela recebeu nota de 14,433. No segundo salto, ela executou um Cheng quase perfeito e obteve nota de 14,666. A média dela foi de 14,549 pontos e ela ficou na liderança até o último salto, de Rebeca.
A brasileira mostrou confiança e precisão em seus saltos. No primeiro, ela fez um Cheng e cravou nota de 15,000. No segundo, ela realizou um Yurchenko com dupla pirueta e já saiu comemorando. A nota dela foi de 14,500 e a média, de 14,750 pontos, garantindo o ouro.
A medalha de bronze ficou com Yeo Seojeong, da Coreia do Sul, que teve média de 14,416 pontos após dois saltos. Ela foi a única que conseguiu se aproximar das duas líderes.
As finais do dia começaram com o solo masculino, vencido pelo israelense Artem Dolgopyat, com média de 14,866 pontos. O japonês Kazuki Minami ficou com a prata e o casaque Milad Karimi ficou com o bronze.