Frente fria pode trazer alívio ao calor no Mato Grosso do Sul neste final de semana

Você está visualizando atualmente Frente fria pode trazer alívio ao calor no Mato Grosso do Sul neste final de semana
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de outubro de 2023

Apesar de passar por um período de calor extremo, nesta quarta-feira, com temperaturas na casa dos  39ºC , a previsão é de mudança no tempo no fim de semana. Segundo a meteorologia, uma frente fria deve trazer chuva e queda de temperatura para o Estado. A mínima pode chegar aos 16ºC em algumas regiões.

Nesta manhã, Campo Grande registrou 27ºC e céu com poucas nuvens. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que a máxima na capital chegue aos 36ºC.

Na região pantaneira, as cidades de Corumbá, Miranda e Aquidauana podem ter os termômetros marcando 39ºC hoje. Coxim pode atingir 38ºC e Porto Murtinho, 37ºC. No sul do Estado, Ponta Porã e Dourados devem ter máximas de 33ºC e 37ºC, respectivamente.

Outras cidades que podem ter altas temperaturas nesta quarta-feira são Bonito (38ºC), Três Lagoas (37ºC), Água Clara (37ºC), Nova Alvorada do Sul (37ºC), Naviraí (37ºC), Ivinhema (37ºC), Maracaju (37ºC), Nova Andradina (37ºC), Paranaíba (36ºC) e Costa Rica (33ºC).

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) informa haver possibilidade de pancadas de chuva até quinta-feira, devido à combinação de ar úmido e quente.

As chuvas podem ser mais intensas e causar tempestades, com queda de granizo, em municípios das regiões sul, sudeste, leste e nordeste do Estado. Esses fenômenos são resultado do avanço de cavados, do intenso fluxo de calor e umidade, do deslocamento de uma frente fria de fraca intensidade e de uma área de baixa pressão atmosférica.

Fim de semana

A frente fria deve provocar um alívio do calor no próximo fim de semana. Em Campo Grande, os termômetros devem ficar entre 19ºC e 26ºC no domingo.

Na região sul do Estado, as cidades de Sete Quedas e Ponta Porã podem ter mínimas de 16ºC e máximas de 20ºC. Em Dourados, a variação deve ser entre 18ºC e 23ºC.

A frente fria também deve amenizar o calor na região pantaneira, onde Corumbá pode ter mínima de 21ºC e máxima de 29ºC. Em Porto Murtinho, a temperatura pode variar entre 18ºC e 25ºC. As exceções devem ser Três Lagoas e Coxim, que podem ter mínimas de 23ºC e máximas de 33ºC e 34ºC, respectivamente.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular