Bonito celebra 75 anos e a melhor temporada no turismo

Você está visualizando atualmente Bonito celebra 75 anos e a melhor temporada no turismo
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de outubro de 2023

Eleito recentemente pela 17ª o melhor destino de ecoturismo do Brasil, Bonito comemora nesta segunda-feira (2), 75 anos de emancipação política em pleno desenvolvimento, recebendo nos últimos anos investimentos em infraestrutura e gestão dos seus recursos naturais que vêm solidificando sua vocação. O turismo tornou-se a principal atividade econômica, gerando mais de 50% dos empregos diretos.

Após o período de fechamento dos atrativos e instabilidade econômica com a pandemia do coronavírus, a Capital do Ecoturismo retomou seu turismo com grande força, superando em número de visitantes as estatísticas que vem sendo tabuladas desde 2015 pelo Observatório do Turismo e Eventos, coordenado pela associação Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB). No ano passado, o destino recebeu 280.391 turistas, 36,47% a mais do que em 2021.

O crescimento do segmento não se deve apenas às suas águas cristalinas, cachoeiras, grutas e uma natureza exuberante, que encanta o mundo, ou a seu sistema de gestão implantado pelo poder público e os empresários com foco na sustentabilidade e segurança. A reforma do aeroporto estadual, que hoje opera com aeronaves de grande porte, foi fundamental para melhorar o acesso. A cidade está conectada a Congonhas e Viracopos com voos da Gol e Azul.

Motor do turismo

Segundo o prefeito Josmail Rodrigues, os investimentos do Governo do Estado em oito anos deram a Bonito uma nova perspectiva de desenvolvimento, com a melhoria da infraestrutura urbana (saneamento básico, saúde, habitação, educação) e pavimentação de rodovias que facilitam o acesso ao destino, a partir de Campo Grande. “Estamos trabalhando também para a proteção dos nossos rios, priorizando a questão ambiental para que Bonito continue bonito”, disse.

As ações de promoção e marketing da Fundação de Turismo do Estado (Fundtur) em parceria com a prefeitura de Bonito, no Brasil e no exterior, com a participação nas maiores feiras, também alavancaram o turismo local, referência em sustentabilidade ao se tornar em 2022 o primeiro destino do mundo com certificação em carbono neutro. Nos primeiros oito meses deste ano, recebeu 197.675 visitantes, com estimativa de bater recorde até dezembro, aproximando-se ou ultrapassando os 300 mil.

Com 20 mil habitantes e integrada à Serra da Bodoquena, Bonito (distante 290 km da Capital) transformou-se no motor do turismo de Mato Grosso do Sul nos últimos 25 anos. Em 1995, a atividade ganhou seu ordenamento com a criação do voucher único e tornou-se modelo. Hoje, o setor opera com a maior estrutura hoteleira de MS, com cerca de sete mil leitos.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular