O acesso ao entretenimento e cultura, é um dos desafios para diversas crianças que vivem no Pantanal de Corumbá. O local, que é um dos berços da maior biodiversidade do planeta, é constituído também por comunidades distantes, isoladas e com pouco ou nenhum acesso a diversos serviços.
Considerando levar um pouco de arte e diversão para essas crianças, o professor da UFMS Campus Pantanal, Rogério Zaim de Melo, criou o projeto “O Circo vai às Escolas das Águas“.
O objetivo é oferecer aos alunos, pequenos números circenses, promovendo momentos de diversão e interação com uma importante parte do patrimônio cultural da humanidade, O Circo.
Em 2019, antes da pandemia da Covid-19, o projeto conseguiu levar o circo para uma das escolas das águas. Foi uma experiência inesquecível para as crianças, que puderam assistir a números de malabarismo, equilibrismo, palhaçaria e mágica.
Este ano, o projeto tem a oportunidade de ir a outra escola, ainda mais distante do centro de Corumbá. A escola fica na região do Paraguai-Mirim, uma área de difícil acesso que só pode ser alcançada por barco. Para isso, o projeto precisa de ajuda para custear o combustível do transporte.
O professor Rogério lançou uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro e comprar 240 litros de gasolina e assim, abastecer o barco que levará o circo até a escola. Ele conta com a solidariedade de quem quiser apoiar essa causa nobre e fazer a diferença na vida dessas crianças.
Quem quiser contribuir pode acessar o site da vaquinha e fazer uma doação de qualquer valor.
Rogério agradece a todos que puderem colaborar e convida a todos para serem amigos dos Los Pantaneiros e das Escolas das Águas.
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/circo-nas-escolas-das-aguas