Período de alerta exige maior atenção e ação dos Bombeiros contra incêndios florestais

Você está visualizando atualmente Período de alerta exige maior atenção e ação dos Bombeiros contra incêndios florestais
  • Autor do post:
  • Post publicado:21 de setembro de 2023

Em alerta por conta do período de seca, aliado as altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, em Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros atua no controle e extinção de incêndio florestal em Bonito, um dos principais destinos turísticos do Estado.

“Fomos acionados na segunda-feira (18), por volta das 15h, para verificar esse incêndio, na região conhecida como “Banhado”, de difícil acesso até para combate e verificação do local. O incêndio começou a se alastrar e nós fizemos contato e solicitamos apoio via CPA (Centro de Proteção Ambiental)”, afirmou o capitão Diego Baumgardt, comandante da ação.

Três equipes trabalham no controle das chamas nesta quarta-feira (20), e outras duas – que atuavam na Operação Pantanal, em Corumbá – estão em deslocamento para auxiliar na área. Atualmente são 35 bombeiros militares na operação, e com a chegada dos reforços, o efetivo passará a ser de 43 pessoas.

“Com as condições atmosféricas atuais, há muita fumaça, fuligem, e a área é de difícil acesso para o combate. O “Banhado” é uma espécie de brejo, e à medida que as equipes progridem para controlar o fogo, atolam. As viaturas não conseguem entrar. O trabalho realizado é do profissional indo até o local para combater o incêndio”, explicou a chefe do CPA, tenente-coronel Tatiane Inoue.

Os Bombeiros atuam com apoio da tecnologia, contribuindo para maior efetividade das ações. “Foi disponibilizada uma guarnição de Aquidauana, que chegou ontem (19), com drone e nos auxiliou no monitoramento e georreferenciamento. E hoje chegou equipe do SCI (Sistema de Comando de Incidentes) para contribuir, auxiliar nessa organização de combate a incêndio”, disse o capitão Baumgardt.

Desde o dia 17 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de MS está em alerta para atuar em caso de incêndios florestais no Pantanal, e também no Cerrado e Mata Atlântica, biomas presentes no Estado.

Com o alerta, publicado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), foram suspensas as autorizações ambientais de “queima controlada”, até 31 de dezembro deste ano. Na prática, o período é de cautela e monitoramento constante. O que possibilita a pronta atuação das equipes a postos em diferentes regiões do Estado, nas ocorrências como os três atendimentos atuais de combate a incêndios.

WhatsApp Image 2023 09 20 at 16.29.28

Pantanal

No dia 6 de setembro, os Bombeiros que atuavam no Pantanal, controlaram um incêndio florestal de grande proporção, que atingiu área de aproximadamente 10 mil hectares na região conhecida como Nabileque.

A atuação das equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, com auxílio da tecnologia, contribui na prevenção e controle dos incêndios florestais em todo o território estadual.

No Pantanal, uma das áreas mais remotas e de difícil acesso terrestre, aéreo e mesmo fluvial, o trabalho dos bombeiros garantiu a extinção de outro grande incêndio na região do Salobra, também na primeira semana de setembro.

Tecnologia

O monitoramento constante contribui para a preservação do Pantanal, além do Cerrado e Mata Atlântica – biomas presentes em Mato Grosso do Sul – com atuação rápida e eficiente do Corpo de Bombeiros em todo o Estado.

Os drones, além do monitoramento via satélite com uso de plataformas da Nasa – agência do governo dos Estados Unidos –, Polícia Federal, Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), além de tecnologia de navegação, dados e inteligência artificial, o trabalho é realizado de forma específica, garantindo a segurança das equipes e da população, além de mitigar os dados causados pelos incêndios florestais.

Incendio Nabileque 013 tenente coronel Tatiane Inoue Alvaro Rezende
Equipe vistoria área tomada pelo fogo,

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular