Corumbá, a “Capital do Pantanal” ou “Cidade Branca”, comemora 245 anos de história e cultura. A cidade, que fica a 428 quilômetros de Campo Grande, tem uma população de 96.268 mil habitantes, segundo o último Censo do IBGE. O nome Corumbá vem do tupi-guarani Corupah, que significa “lugar distante”.
A origem de Corumbá remonta ao século XVI, quando os portugueses exploraram a região em busca de ouro. Em 1778, o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque foi fundado para proteger a fronteira brasileira dos espanhóis. Com o fim da mineração e a Rebelião Cuiabana, o arraial ficou abandonado e miserável até que o Brasil e o Paraguai estabeleceram relações diplomáticas, com a livre navegação de embarcações através do Rio Paraguai, favorecendo assim, o crescimento populacional e econômico da região. Foi nessa época que o arraial se tornou distrito e, em 1850, município.
O porto de Corumbá foi o principal fator de desenvolvimento da cidade, que se tornou o terceiro maior porto fluvial da América Latina no final do século XIX. Durante a Guerra da Tríplice Aliança, Corumbá foi invadida e devastada pelo exército paraguaio, mas foi retomada pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho em 1867. A Praça da República foi palco da batalha final que expulsou os paraguaios do solo mato-grossense.
A cidade recebeu imigrantes europeus e sul-americanos que contribuíram para sua diversidade cultural e econômica. No século XX, a cidade passou por mudanças com a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, a exploração mineral e as atividades rurais. Com 60% do Pantanal, Corumbá também se destaca pelo turismo ecológico e cultural.
Corumbá celebra seus 245 anos, mantendo viva, as suas tradições, cultura e prospecção de crescimento econômico através dos seus potenciais turísticos e minerais.
Programação
Devido ao temporal que atingiu a cidade no dia 12 deste mês, a prefeitura de Corumbá decretou situação de emergência e cancelou as festividades programadas para o aniversário do município. No feriado (21) e no ponto facultativo (22), não haverá expediente na comarca de Corumbá nem nas delegacias de Polícia Civil. O plantão judiciário e a 1ª DP atenderão os casos urgentes.
Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular