Com a chegada de uma forte onda de calor, prevista para atingir diversas regiões do país, em especial Mato Grosso do Sul nos próximos dias, as altas temperaturas podem acabar trazendo desconforto e riscos para a saúde dos animais de estimação, veja como cuidar de seu pet em dias de calor.
A hipertermia, ou insolação, é uma condição grave que ocorre quando a temperatura corporal do pet ultrapassa os 41ºC, podendo causar falência de órgãos e até a morte. Por isso, é importante saber como cuidar de cachorro no calor e de outros pets, como gatos, coelhos, aves e roedores.
Segundo especialistas, alguns sinais de que o animal está sofrendo com o calor excessivo são: respiração ofegante ou superficial, pulso e batimentos cardíacos acelerados, língua arroxeada, desorientação, tremores, desmaio e vômitos. Nesses casos, é preciso levar o pet imediatamente ao veterinário para receber o tratamento adequado.
Para evitar que isso aconteça, existem alguns cuidados simples que podem fazer a diferença na qualidade de vida dos pets no verão. Confira algumas dicas:
Cuidados
- – Garanta que seu pet tenha acesso à água gelada e limpa o tempo todo. Você também pode oferecer água de coco ou suco de frutas (exceto uva e carambola, tóxicas para cães e gatos).
- – Evite passear com o pet nos horários mais quentes do dia (entre 10h e 16h), pois a radiação solar pode causar queimaduras na pele e nas patas do animal. Prefira locais com sombra, grama e ventilação.
- – Use protetor solar específico para pets (ou para crianças ou peles sensíveis) nas áreas do corpo com menos pelos e mais expostas ao sol, como orelhas, focinho e ao redor dos olhos.
- – Não deixe o pet sozinho no carro ou em locais abafados e sem circulação de ar. Isso pode provocar um choque térmico no animal.
- – Não estimule atividades físicas intensas nos dias mais quentes. Faça pausas frequentes e ofereça água ao pet durante as brincadeiras e exercícios.
- – Tenha atenção redobrada com os pets filhotes, idosos, obesos e braquicefálicos (de focinho curto), pois eles têm mais dificuldade em regular a temperatura corporal e respirar.
- – Ofereça alimentos leves e frescos ao pet. Evite alimentos gordurosos ou muito quentes. Você também pode oferecer frutas (sem caroço ou sementes) ou petiscos congelados para refrescar o animal.
- – Mantenha o ambiente onde o pet fica arejado e fresco. Você pode usar um umidificador de ar ou um ventilador para melhorar a umidade e a temperatura do local. Também existem colchões climatizados que ficam gelados em contato com o corpo do pet.
- – Escove o pelo do pet regularmente para remover os pelos mortos e facilitar a troca de calor. Não raspe totalmente o pelo do animal, pois o mesmo serve como uma proteção contra o sol.
Consulte sempre um veterinário
Seguindo essas dicas, você pode garantir que seu pet fique bem e feliz no verão. Lembre-se sempre de observar o comportamento do seu animal e consultar um veterinário se notar algo diferente. Assim, você pode aproveitar os dias de calor com o seu melhor amigo sem preocupações.
Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular