Água Clara lidera ranking de cidades mais quentes do Brasil

Água Clara cidade mais quente
  • Autor do post:
  • Post publicado:18 de setembro de 2023

Água Clara, foi a cidade mais quente do Brasil neste domingo (17). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima registrada na cidade foi de 40.6ºC.

Outras três cidades do mesmo estado também aparecem entre as 20 mais quentes do país: Porto Murtinho, com 40.3ºC, Coxim, com 38.8ºC, e Paranaíba, com 38.6ºC. Essas altas temperaturas são um sinal de que o inverno está acabando e a primavera está chegando. A nova estação começa oficialmente no próximo sábado (23), às 2h50.

Segundo o Cemtec (Centro do Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão para esta semana é de calor intenso, com valores que podem chegar aos 41°C, principalmente nas regiões, norte, pantaneira e sudoeste do estado. Para a capital Campo Grande, as máximas devem ficar entre 35ºC e 37°C.

Além do calor, outra preocupação é a baixa umidade relativa do ar, que pode ficar entre 10% e 20%. Esse índice é muito abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o qual é de 60%. A baixa umidade pode causar problemas respiratórios, irritação nos olhos e na pele, e aumentar o risco de incêndios florestais.

Esta não é a primeira vez que Água Clara se destaca pelo calor extremo. Em 2020, a cidade bateu o recorde de temperatura mais alta da história do país, com 44.6 ºC e sensação térmica de 52ºC.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Deixe um comentário