A partir do próximo dia 30 de setembro, os brasileiros que quiserem visitar o Japão não precisarão mais solicitar o visto. Toda medida foi oficializada nesta segunda-feira (11) por meio de uma comunicação diplomática entre os dois países, publicada no Diário Oficial da União.
A isenção de visto é válida para quem ficar no país asiático por até 90 dias, com fins turísticos ou culturais. Quem for ao Japão em busca de trabalho, profissão ou outra ocupação ainda deverá apresentar o documento.
O acordo é recíproco, ou seja, os japoneses também poderão entrar no Brasil sem visto pelo mesmo período. A dispensa do documento tem validade até setembro de 2026, podendo ser renovada.
A medida é resultado de uma reunião politica entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, durante a Cúpula do G7, realizada na cidade japonesa de Hiroshima, em agosto.
Segundo o governo federal, a iniciativa visa ampliar o fluxo de turistas entre os dois países e fortalecer o comércio bilateral. O Japão é o quarto maior parceiro comercial do Brasil, com um intercâmbio de US$ 9,2 bilhões em 2022. Além disso, há uma grande comunidade de descendentes de japoneses no Brasil, estimada em 1,9 milhão de pessoas.
Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular