Educação ambiental na APA Baía Negra rende trabalho científico apresentado na USP

APA baia negra
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de setembro de 2023

O projeto “Multiplicadores Ambientais – Cuidando dos Bens Comuns“, de iniciativa da Prefeitura de Ladário, por meio da Fundação Municipal de Turismo, desenvolvido na comunidade rural de Ladário da Área de Proteção – APA – Baía Negra, é objeto de artigo científico aprovado para fazer parte do IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território – CONGEO, que ocorrerá de 21 a 23 de novembro de 2023, na cidade de São Paulo.

O trabalho intitulado “Governança em Áreas de Proteção Ambiental: Desafios e oportunidades para a comunidade da APA Baía Negra“, é de autoria de Alexandre Ohara, doutorando em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, de Campo Grande, e do Coautor Éder Damião Goes Kukiel, Professor Doutor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus Pantanal, em Corumbá.

Alexandre é funcionário público da Prefeitura de Ladário, e tem como foco de sua pesquisa acadêmica a Comunidade da APA Baía Negra.

O CONGEO, ao qual o referido trabalho foi submetido e aceito, é de iniciativa do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), e fruto de um projeto coletivo, iniciado em 2013, a partir da criação da Rede Brasileira de Geografia e Política – REBRAGEO.

O congresso planeja reunir pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da Geografia, Ciência Política, Relações Internacionais, Economia e áreas afins, para discutir questões relevantes sobre a geografia política, a geopolítica e a gestão do território no contexto brasileiro e mundial.

“Essa é uma conquista muito relevante para o projeto Multiplicadores Ambientais, desenvolvido na APA Baía Negra, porque chama a atenção da academia para essa comunidade. Assim, os frutos que já estão nascendo do projeto tem agora a possibilidade passar por um olhar mais criterioso e técnico, o que faz com que os resultados sejam mais estáveis e de efeitos duradouros”, esclareceu Alexandre Orichuela, Diretor Presidente da Fundação Municipal de Turismo.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular