Campo Grande (MS) — José Thomaz, o fundador do tradicional Thomaz Lanches, faleceu na madrugada desta segunda-feira (11), em sua casa, cercado pela família. Ele tinha 98 anos e estava debilitado há 7 anos. Ele deixa a esposa, seis filhos, dez netos e dois bisnetos.
José Thomaz era um imigrante libanês que chegou ao Brasil em 1949. Começou a trabalhar como mascate, vendendo tecidos e roupas de porta em porta. Em 1978, abriu o Thomaz Lanches na Rua Sete de Setembro, no Centro de Campo Grande. O estabelecimento se tornou famoso pelas esfihas feitas com receitas originais da família e pelo sistema de confiança no cliente, que não tem os pedidos anotados.
Lanchonete Popular
Atualmente, o Thomaz Lanches é administrado por dois dos seus filhos, José Thomaz Filho e Ricardo Thomaz. Em 2018, o negócio expandiu para uma segunda unidade na Avenida Bom Pastor. No mesmo ano, a esfiha do Thomaz Lanches foi eleita o salgado mais popular da cidade em uma votação realizada pelo site Campo Grande News.
Maria da Glória Sá Rosa e Ana Rita Barbieri escreveram o livro “José Thomaz – um libanês Visionário em Campo Grande”, que lançaram em setembro de 2021. O livro narra a trajetória do empresário e da sua família. O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul apoiou o livro.
Os filhos de José Thomaz destacam o legado que ele deixa para a família e para a sociedade. Eles ressaltam a honestidade, o carinho, o respeito e a humildade que ele sempre demonstrou com as pessoas, além da valorização da união familiar que ele sempre incentivou.
O velório de José Thomaz será no Parque das Primaveras, na Avenida Senador Filinto Muler, 2211 – Jardim Parati, a partir das 11h. Os estabelecimentos do Thomaz Lanches não irão funcionar hoje em respeito ao seu fundador.
Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular