A Fifa anunciou nesta segunda-feira (11) que estendeu para o mundo todo a suspensão de 11 jogadores brasileiros punidos no Brasil por participarem de um esquema ilegal de manipulação de resultados no futebol. Entre os atletas suspensos estão Ygor Catatau, Matheus Gomes e Gabriel Tota, que foram banidos do esporte pela entidade máxima do futebol.
As suspensões foram determinadas por tribunais esportivos brasileiros, após a Operação Penalidade Máxima, uma investigação do Ministério Público de Goiás que revelou um esquema de fraudes para beneficiar apostadores. Os jogadores também respondem a processos criminais pela prática.
As penas variam de 360 dias a eliminação do futebol, e inicialmente se restringiam ao território nacional, sob jurisdição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). No entanto, a pedido da CBF, a Fifa analisou os casos e decidiu pela extensão das punições a todas as federações filiadas à entidade.
Com isso, os jogadores ficam impedidos de atuar em qualquer competição oficial organizada pela Fifa ou pelas confederações continentais. Alguns dos atletas, como o zagueiro Eduardo Bauermann, chegaram a fechar contratos com clubes estrangeiros – o defensor se transferiu para a Turquia.
Veja a lista dos jogadores suspensos pela Fifa e as respectivas penas:
- – Ygor Catatau (eliminado)
- – Paulo Sérgio (600 dias)
- – Gabriel Tota (eliminado)
- – Paulo Miranda (720 dias)
- – Fernando Neto (380 dias)
- – Eduardo Bauermann (360 dias)
- – Matheus Gomes (eliminado)
- – Mateusinho (600 dias)
- – André Queixo (600 dias)
- – Moraes (720 dias)
- – Kevin Lomónaco (380 dias)
Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular