Operação da PF combate fraude em bolsas de estudo de pós-doutorado em Dourados

Bolsas de estudo
  • Autor do post:
  • Post publicado:6 de setembro de 2023

Dourados (MS)-Nesta quarta-feira, 6 de setembro, a Polícia Federal lançou a Operação “Pós-doc Fraudis”, para interromper práticas fraudulentas relacionadas ao recebimento de recursos destinados a bolsas de estudo.

A ação visa a desmontar um esquema de favorecimento e ajustes ilegais que envolveu recursos federais destinados a bolsas de estudo de Pós-Doutorado em Engenharia Agrícola na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Conforme a Polícia Federal, as investigações revelaram que um professor, que coordenava o programa de pós-doutorado, favorecia o ingresso e o recebimento de recursos federais por um aluno que era amigo dele. O discente recebia uma bolsa de estudos de R$ 4.100,00 mensais, mas repassava parte desse valor ao docente, em uma prática conhecida como “rachadinha”.

A PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nas residências e nos locais de trabalho dos envolvidos, nas cidades de Dourados e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A justiça determinou a quebra do sigilo bancário dos investigados para rastrear o destino dos recursos desviados.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de concussão (exigir vantagem indevida em razão da função), corrupção passiva (receber vantagem indevida), corrupção ativa (oferecer vantagem indevida), peculato (apropriar-se de dinheiro público) e frustração do caráter competitivo da licitação (fraudar processo seletivo), previstos no Código Penal.

O nome da operação, “Pós-doc fraudis”, faz referência à conduta fraudulenta dos investigados no programa de pós-doutorado da UFGD.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular