Corumbá (MS)- Com a falta de segurança efetiva e rondas constantes da Guarda Municipal de Corumbá, criminosos se sentem à vontade para vandalizar e furtar, as sepulturas instaladas no Cemitério Santa Cruz, localizado no centro da cidade.
Além das denuncias de abandono do espaço promovido pelo poder publico municipal, que por inúmeras vezes deixa o local tomado pelo mato e lixo, o espaço também sofre com a falta de segurança.
Ao longo do dia é comum observar a presença de usuários de drogas e moradores de rua que usam o espaço para pernoite.
Nesta segunda-feira, 21 de agosto, um boletim de ocorrência foi registrado na 1ªDP de Corumbá, informando a violação de diversos jazigos que teriam ocorrido nas últimas semanas dentro do cemitério.
Um dos locais arrombados pelos criminosos, foi o tumulo do ex-prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. Na ação além de danificar a capela, os criminosos furtaram uma imagem da Nossa Senhora do Pantanal, peças de metal utensílios de limpeza.
O boletim de ocorrência narra ainda que portas de pelo menos outros 4 jazigos foram subtraídos e até o telhado de uma das capelas foi desmontado e levado pelos criminosos. Até as rodas de um dos carrinhos de transporte dos caixões que pertence a uma funerária foram levadas.
O funcionário que registrou os casos, relatou que o cemitério não conta com câmeras de monitoramento e que não sabe informar sobre quem seriam os suspeitos dos crimes.