Surto de coqueluche na fronteira acende alerta para vacinação

Você está visualizando atualmente Surto de coqueluche na fronteira acende alerta para vacinação

A fronteira do Brasil com a Bolívia enfrenta surto de coqueluche, doença infecciosa aguda provocada por bactéria. Em Mato Grosso do Sul, foram registrados recentemente três casos confirmados da doença. Com apenas 30% do público-alvo vacinado, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) alerta a importância de manter a caderneta de vacinação das crianças atualizadas, visto que a doença já causou mortes no país vizinho.

Segundo a Sesau, Campo Grande registrou uma queda significativa da cobertura vacinal nos últimos anos. A pentavalente, vacina que protege contra a coqueluche, difteria, tétano, hepatite B e haemophilus influenza B, está entre os imunizantes que apresentam redução nas aplicações.

O imunizante foi aplicado em 79,53% do público-alvo em 2022, valor abaixo da recomendação do Ministério da Saúde, de 95%. Até o momento, em 2023, somente 30% da população que deveria receber a dose foi vacinada.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, relembra que o último caso confirmado da doença na Capital foi em 2021, mas a baixa na imunização e casos registrados em cidades do interior ascendem alerta. “Cidades próximas, como Água Clara, já tiveram registros neste ano, o que significa há chances significativas dessa bactéria circular aqui também”.

A doença é altamente contagiosa, e a transmissão acontece através da tosse, espirro e até mesmo através da fala do indivíduo contaminado. “A coqueluche também é conhecida como ‘tosse comprida’, por esse ser o principal sintoma”, completa a superintendente.

Imunização

A vacina pentavalente está disponível em todas as unidades de saúde de Campo Grande e é aplicada aos dois, quatro e seis meses de idade. A transmissão da coqueluche também é evitada com o uso do DTP, um reforço da pentavalente, ministrado aos 15 meses e 4 anos de idade.

Gestantes também devem receber uma dose extra de proteção contra a doença, através da vacina dTpa, que é ministrada a partir da 20ª semana de gestação ou, no caso daquelas que estão no puerpério e não receberam a dose, o mais rápido possível.

Coqueluche

É uma doença infecciosa aguda provocada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença compromete o aparelho respiratório e tem como principal característica a tosse seca e paroxística, que dura por um longo período.

Em 2023, já foram notificados nove casos suspeitos da doença em Campo Grande, porém, descartados. Podem ser considerados casos suspeitos, crianças com menos de seis meses que apresente tosse há pelo menos dez dias, associada a outros sintomas como: tosse súbita incontrolável, tossidas rápidas e curtas, em uma única respiração, guincho inspiratório, vômitos pós-tosse, cianose, falta de ar ou engasgos.

Crianças de seis meses ou mais que apresentem os mesmos sintomas e tosse prolongada há mais de 14 dias e tenham tido contato com caso positivo comprovado também são suspeitas.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular