Casarões antigos de MS serão contemplados com recurso do novo PAC

No momento, você está visualizando Casarões antigos de MS serão contemplados com recurso do novo PAC
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

O novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) contemplará sete obras voltadas à cultura em Mato Grosso do Sul. O investimento será na restauração de seis prédios históricos de Corumbá, a 419 km da Capital, e na retomada da obra do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) em Campo Grande.

O investimento divulgado pelo Governo Federal totaliza R$ 1,3 bilhões em prol da cultura em todo o país. Desse montante, R$ 700 milhões serão destinados à revitalização, conclusão de projetos em andamento e novas construções que preservem o Patrimônio Histórico. Além disso, 10 milhões serão investidos na conclusão de obras de CEUs (Centros de Artes e Esportes Unificados).

Na capital, Campo Grande, uma das principais metas do PAC é a retomada e conclusão das obras do CEU Lageado, que está em fase de conclusão, de acordo com a secretaria municipal de Cultura. As estruturas contam com anfiteatro, sala de cinema e um local fechado para convivência, com equipamentos de informática.

Além disso, a obra prevê pistas de skate, de caminhada, quadra de vôlei de areia, quadra poliesportiva coberta, playground , equipamentos para musculação, vestiário masculino e feminino.

Patrimônio histórico

A cidade branca também é beneficiada pelo PAC com um conjunto de seis obras de restauração de prédios históricos. Um dos destaques é a restauração do Casarão do ILA (Instituto Luiz de Albuquerque), que iniciou em 2021, mas não foi concluída.

A edificação, construída entre 1918 e 1922, tem sido um símbolo do patrimônio cultural de Corumbá. De acordo com superintendente do Iphan em MS, João Henrique dos Santos, a restauração prevê não apenas a preservação dos valores arquitetônicos e históricos, mas também a criação de um centro cultural dinâmico para atender estudantes, turistas e visitantes.

“Nesse espaço, serão abrigadas bibliotecas, salas de dança e espaços musicais, marcando a retomada de uma obra que havia sido recentemente paralisada, mas agora está em curso novamente”, explica superintendente do Iphan.

Fachada do Hotel Internacional, em Corumbá (Foto: Iphan/MS)
Fachada do Hotel Internacional, em Corumbá (Foto: Iphan/MS)

Outra joia histórica, o antigo Hotel Internacional, passa por restauração desde 2020. Construído no início do século XX, este edifício está sendo reformado em uma ação conjunta entre o Iphan e a Prefeitura de Corumbá. O projeto quer preservar a edificação e transformá-la em um local para exposições históricas, além de serviços administrativos.

Novas restaurações prevista pelo PAC

 Além do Casarão do ILA, o prédio do antigo Mercado Municipal será revitalizado para abrigar a Feira do Produtor Rural, enquanto a Praça Uruguai receberá melhorias no paisagismo, pisos e iluminação, resgatando sua essência de espaço público.

Fachada do antigo mercado municipal de Corumbá (Foto: Prefeitura de Corumbá)
Fachada do antigo mercado municipal de Corumbá (Foto: Prefeitura de Corumbá)

“O antigo mercadão, assim como a Praça Uruguai, é um espaço de importância fundamental para as atividades comerciais da região, que está sendo restaurado para recuperar sua excelência, com qualidade arquitetônica, de exposição e sanitária”, explica João.

Fachada da Casa do Artesão, em Corumbá (Foto: Prefeitura de Corumbá)
Fachada da Casa do Artesão, em Corumbá (Foto: Prefeitura de Corumbá)

A transformação do antigo presídio da cidade em um novo espaço para a Casa do Artesão também está inclusa no investimento federal. Segundo João, o local será restaurado para atender as atividades funcionais das oficinas e lojas da Casa do Artesão. “É um antigo presídio, que será requalificado, porque já é uma casa do artesão, mas que será restaurado para abrigar novos usos e melhorias”.

O icônico Casarão da Comissão Mista, ao lado do ILA, também será restaurado e adaptado com recursos do PAC, para se tornar um conservatório de música. Já o prédio da antiga Prefeitura receberá uma revitalização para abrigar o receptivo do Gabinete do Prefeito, o Centro de Atendimento ao Turista e serviços de atendimento à população. “A restauração permitirá a retomada das atividades públicas e de acesso ao público”, reitera João Henrique.

Fachada do prédio antiga prefeitura de Corumbá, localizado na Rua 13 de Junho, esquina com a 15 de Novembro (Foto: Prefeitura de Corumbá)
Fachada do prédio antiga prefeitura de Corumbá, localizado na Rua 13 de Junho, esquina com a 15 de Novembro (Foto: Prefeitura de Corumbá)

Ainda de acordo com o superintendente do Iphan em MS, a retomada do PAC reflete um compromisso renovado com a preservação e revitalização do patrimônio histórico e cultura. “É a primeira vez que investimos recursos significativos em patrimônio cultural edificado esses 20 anos, de uma maneira mais efetiva”.

Outras obras

Vale destacar que Corumbá é o município que mais terá empreendimentos pelo terceiro PAC, com 16.

Além de obras voltadas à restauração de patrimônio histórico, haverá investimentos nas áreas de esportes, habitação, esgotamento sanitário, infraestrutura na educação básica, ampliação do laboratório e aquisição de equipamentos de saúde, investimento na Malha Oeste e drenagem no Rio Paraguai.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare