Candidato morre após passar mal em TAF da Polícia Militar em Campo Grande

Você está visualizando atualmente Candidato morre após passar mal em TAF da Polícia Militar em Campo Grande
Candidatos desmaiam sob sol forte (Foto: Reprodução/Fala Povo)
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de agosto de 2023

Campo Grande (MS)- O candidato do concurso da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Arthur Matheus Martins Rosa, que passou mal na prova do TAF (Teste de Aptidão Física) nesta quinta-feira (3), morreu após desmaiar durante o exercício. Imagens divulgadas revelaram a exaustão dos participantes diante de calor e baixa umidade do ar em Campo Grande.

A assessoria de imprensa da banca examinadora responsável pelo concurso, o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional), confirmou a morte e informou que está prestando “total apoio à família”.

A banca informou, ainda, que a prova seria padrão para concursos do Corpo de Bombeiros e policiais.

Um colega de teste, que preferiu anonimato, informou que a turma foi avisada na manhã desta sexta-feira (4), com o retorno do TAF. A vítima seria de Goiânia e teria viajado para o Estado na busca de conquistar uma vaga e prestar o serviço.

Em vídeos repassados ao Jornal Midiamax, dois candidatos desmaiam durante a prova que acontece Centro Olímpico da Vila Nascer, sob sol forte. A cidade enfrenta índices críticos de umidade relativa do ar, que segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), varia de 10 a 30%.

O teste de aptidão é a 4° fase do concurso da PM, que acontece até o sábado (5), com resultado publicado no dia 31 de agosto.

As exigências do TAF incluem para homens, flexão e extensão de membros superiores na barra fixa, flexão abdominal, carl-up e corrida de 12 minutos. Para as mulheres, flexão de braços no solo (exercícios de apoio), flexão abdominal, carl-up, corrida de 12 minutos.

Posicionamentos

A reportagem entrou em contato com a Sejusp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) e a PM para um posicionamento do incidente e aguarda retorno. Sobre o ocorrido dos desmaios, a PM havia informado, na quinta-feira (3), que “apenas auxilia no processo avaliativo”.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Confira a nota na íntegra:

O Exame de Capacidade Física do concurso Público para ingresso nos cursos de formação de soldados, e formação de oficiais, da PMMS, é de caráter eliminatório, aplicado por profissionais habilitados, sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN), banca organizadora de todo o concurso, e supervisionado pela Comissão Organizadora.

A Comissão Técnica designada pelo Comandante-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, apenas auxilia no processo avaliativo, com aferição da execução dos exercícios, cuja função é permitir a avaliação de padrões de força, coordenação, agilidade, equilíbrio dinâmico, flexibilidade, potência muscular, capacidade aeróbica, anaeróbica e de velocidade, com vista a aferir o condicionamento físico do candidato para suportar os exercícios físicos a que será submetido durante o curso de formação e a resistência necessária para o desempenho da função militar.

Quaisquer questionamentos sobre eventualidades na data, horário e/ou condições de aplicação do teste cabem à banca organizadora.

Já a SAD (Secretaria Estadual de Administração) afirmou em nota que o cronograma de etapas do referido concurso é estabelecido e divulgado via edital antecipadamente.

“Diante da estrutura necessária para a realização deste e do fato que muitos candidatos são oriundos de outras cidades e estados, não é possível adiar ou cancelar as avaliações previamente agendadas. As etapas, dos concursos são desenvolvidas de modo a oferecer a estrutura necessária de avaliação ao candidato para que haja total transparência no processo”.

Confira o vídeo:

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular