Ladário (MS)- A Prefeitura de Ladário, no Mato Grosso do Sul, contratou sem licitação uma artista plástica para reformar e restaurar a escultura do peixe dourado, que fica na entrada da cidade. O valor total empenhado pelo município para obra é de R$ 75.747,00 fruto de recursos da União referentes à compensação financeira de recursos minerais.
A escultura do peixe dourado é considerada um dos patrimônios históricos do município de Ladário, que tem forte ligação com o rio Paraguai e a pesca.
A contratação em nome de Débora Belalian Figueiro foi feita por meio de inexigibilidade de licitação, ou seja, quando não há possibilidade de competição entre os fornecedores. O processo foi publicado no Portal da Transparência da prefeitura.
A reforma e restauração da escultura do peixe dourado foi realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos entre maio e julho de 2023. A prefeitura informou que o objetivo foi valorizar o patrimônio cultural e turístico da cidade, conforme consta no edital.
A obra, porém, gerou críticas nas redes sociais de alguns moradores, que questionaram o valor gasto e a prioridade da administração municipal em meio à outras necessidades. As críticas também ressaltam a ausência de iluminação e lâmina de água existentes anteriormente.