Tubarão-elefante gigante é flagrado em parque eólico de Portugal

Tubarão-elefante
  • Autor do post:
  • Post publicado:17 de julho de 2023

Um dos maiores tubarões do mundo, o tubarão-elefante, foi fotografado na zona do parque eólico de Viana do Castelo, em Portugal. As imagens impressionantes do animal foram compartilhadas neste domingo pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

O tubarão-elefante pode chegar até 10 metros de comprimento e pesar mais de 5 toneladas. Apesar de ser o segundo maior tubarão do mundo (atrás apenas do tubarão-baleia), eles não são perigosos e se alimentam de “krill”, plâncton e ovas de peixe.

Segundo a DGRM, eles são avistados onde a água é mais rica em alimento e não mostram receio em se aproximar de pessoas ou embarcações. “Na foto, veja um exemplar recentemente fotografado”, diz o post.

Como se alimenta o Tubarão-Elefante ?

O tubarão-elefante tem uma característica peculiar: ele abre a sua enorme boca e aspira a água, retendo o alimento e filtrando mais de duas mil toneladas de água por hora. Apesar do seu tamanho e lentidão (eles se deslocam a cerca de 3,7 km por hora), eles também são capazes de dar saltos para fora da água, assim como os golfinhos.

O tubarão-elefante é uma espécie rara e vulnerável à extinção, pois enfrenta ameaças como a pesca acidental, a poluição e as mudanças climáticas. Eles são encontrados em todos os oceanos, mas preferem as águas frias e profundas.

A presença do tubarão-elefante no parque eólico de Viana do Castelo é um sinal da biodiversidade marinha da região e da importância da conservação desses animais fascinantes.