O Botafogo mostrou mais uma que segue firme como um dos principais favoritos ao título do Campeonato Brasileiro de 2023. Em uma partida disputada no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o Fogão derrotou o Bragantino por 2 a 0, na noite deste sábado (15), pela 15ª rodada da Série A. Com gols de Eduardo Sheik e Di Plácido, o time alvinegro chegou aos 38 pontos e abriu 13 de vantagem sobre o segundo colocado, o Flamengo, que ainda joga na rodada.
O Bragantino, por sua vez, perdeu a chance de se aproximar do G-4 e viu sua invencibilidade de cinco jogos ser quebrada. O time de Bragança Paulista ficou com 21 pontos e pode cair para a décima posição ao final da rodada.
O jogo foi equilibrado no primeiro tempo, com poucas chances claras de gol para ambos os lados. O Botafogo teve mais posse de bola, mas encontrou dificuldades para furar a defesa do Bragantino, que se fechou bem e tentou explorar os contra-ataques.
A situação mudou logo no início da segunda etapa, quando o Botafogo abriu o placar com Eduardo Sheik. O atacante recebeu um passe de Tchê Tchê na área e bateu na saída do goleiro Cleiton, aos 3 minutos. Foi o décimo gol de Sheik no campeonato, que se isolou na artilharia.
O gol animou o Botafogo, que passou a dominar as ações e criou mais oportunidades. Aos 15 minutos, Di Plácido ampliou o marcador, após receber um lançamento de Segovia e chutar cruzado no canto direito de Cleiton. O lateral-direito marcou seu primeiro gol com a camisa do Fogão.
O Bragantino sentiu o baque e não conseguiu reagir. O time visitante até tentou pressionar nos minutos finais, mas esbarrou na boa atuação da defesa do Botafogo, que não deu espaços e segurou o resultado.
Com a vitória, o Botafogo manteve a impressionante campanha de 12 vitórias e dois empates em 15 jogos, com 32 gols marcados e apenas sete sofridos.
O próximo desafio do Botafogo será contra o Santos, no domingo (23), na Vila Belmiro, sem público. O jogo será válido pela 16ª rodada do Brasileirão. Já o Bragantino terá pela frente o Internacional, no mesmo dia, no Nabi Abi Chedid, às 15h (horário de MS). O time paulista busca se recuperar na competição e voltar a sonhar com uma vaga na Libertadores.