O São Paulo está cada vez mais perto do título inédito da Copa do Brasil. O time tricolor eliminou o Palmeiras pelo segundo ano consecutivo no mata-mata da competição, com uma vitória de virada por 2 a 1 no Allianz Parque, nesta quinta-feira. O resultado confirmou a superioridade do São Paulo, que já havia vencido o jogo de ida por 1 a 0, e o colocou na semifinal do torneio.
O Palmeiras, por sua vez, se despediu da Copa do Brasil com uma atuação decepcionante, que gerou protestos da torcida contra a presidente Leila Pereira. O time alviverde mostrou desgaste físico e mental, falta de criatividade e erros defensivos, e não conseguiu reverter a desvantagem diante do rival. O Palmeiras não vence o São Paulo no Allianz Parque desde 2018.
O jogo começou equilibrado, com as duas equipes se estudando e buscando espaços. O Palmeiras teve mais posse de bola, mas não conseguiu criar chances claras de gol. O São Paulo apostou nos contra-ataques e levou perigo com Wellington Rato e Caio Paulista, mas parou nas defesas de Weverton.
O gol palmeirense saiu aos 33 minutos, em um lance fortuito. Piquerez tentou um cruzamento da esquerda, mas a bola saiu com efeito e enganou o goleiro Rafael, que aceitou o frango. O gol animou os 40 mil torcedores que homenagearam Gabriela Anelli, torcedora morta por estilhaços de uma garrafa de vidro.
O São Paulo não se abateu com o gol sofrido e continuou jogando com personalidade. O time tricolor empatou logo no início do segundo tempo, após uma falha de Mayke, que cortou mal um cruzamento. Luciano aproveitou a sobra e tocou para Caio Paulista, que driblou Luan e bateu na saída de Weverton.
O Palmeiras sentiu o golpe e não teve forças para reagir. O time alviverde se mostrou previsível e sem repertório ofensivo, dependendo de bolas alçadas na área ou chutes de longe. O São Paulo se fechou bem na defesa e ainda teve um gol anulado de Calleri, por impedimento confirmado pelo VAR.
Nos minutos finais, o Palmeiras se lançou ao ataque de forma desesperada, mas deixou espaços na defesa. O São Paulo aproveitou e marcou o segundo gol aos 44 minutos, com David, que recebeu um lançamento de Luciano e ficou cara a cara com Weverton. O atacante tricolor não desperdiçou e garantiu a vitória e a classificação do São Paulo.
Com o resultado, o São Paulo avança à semifinal da Copa do Brasil e espera o vencedor do confronto entre Corinthians e América-MG, que se enfrentam no próximo sábado. O time tricolor pode ter mais um clássico pela frente na competição que busca conquistar pela primeira vez em sua história.
Fala, #TorcidaQueConduz! ????
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) July 14, 2023
???? Bora rever os gols da vitória e classificação de ontem! Daquele jeito especial, pelas lentes da #SPFCplay! #VamosSãoPaulo ???????? pic.twitter.com/LbcO3gfbjd