Ciclone extratropical traz frio intenso e geada pode atingir Mato Grosso do Sul

No momento, você está visualizando Ciclone extratropical traz frio intenso e geada pode atingir Mato Grosso do Sul
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de julho de 2023
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Uma mudança brusca no clima está prevista para os próximos dias no centro-sul do Brasil. Um ciclone extratropical, que se forma no sul do país, deve provocar ventos fortes, queda de temperatura e geada em vários estados, entre eles Mato Grosso do Sul. O alerta foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta quarta-feira (12).

Segundo o Inmet, o ciclone se origina a partir de uma frente fria que avança pelo sul do Brasil e se intensifica sobre o oceano. Os ventos podem chegar a mais de 80 km/h em grande parte da região sul, e a mais de 110 km/h no litoral do Rio Grande do Sul. Essas condições podem causar danos à rede elétrica, à vegetação e às estruturas.

Na quinta-feira (13), uma massa de ar frio de origem polar acompanha a frente fria e derruba as temperaturas no centro-sul do país. Em Mato Grosso do Sul, a diferença pode ser de até 12°C em relação ao dia anterior, principalmente na região sul do estado.

Na sexta-feira (14), o frio se intensifica e há previsão de geada na Região Sul e no extremo sul de Mato Grosso do Sul. A meteorologista do Inmet, Marcia Seabra, explica que a geada ocorre quando a temperatura do ar fica abaixo de 4°C e há umidade suficiente para formar cristais de gelo sobre as plantas.

No sábado (15), a geada persiste e se estende para outras áreas do país, como Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. As regiões mais afetadas devem ser o sul de São Paulo, o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira e o sul de Minas Gerais.

A meteorologista ressalta que o ar frio terá uma atuação rápida e que as temperaturas devem subir gradativamente a partir da tarde de sábado. Ela recomenda que as pessoas se protejam do frio e fiquem atentas aos avisos meteorológicos.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare