Ageprev vai bloquear pagamento de 2.500 segurados por falta de regularização cadastral

No momento, você está visualizando Ageprev vai bloquear pagamento de 2.500 segurados por falta de regularização cadastral
  • Autor do post:
  • Post publicado:11 de julho de 2023
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Campo Grande (MS)- Após esgotarem-se as oportunidades para a regularização cadastral dos segurados da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev), um total de 2.556 indivíduos não atenderam ao chamamento e terão seus vencimentos bloqueados, deixando de constar na folha de pagamento de julho, a ser paga no início de agosto.

Do grupo afetado, 451 são servidores civis ativos, enquanto 25 são militares nas mesmas condições. Entre os aposentados civis, 954 não realizaram o recadastramento exigido. Da mesma forma, 131 militares da reserva remunerada ou reformados deixaram de se recadastrar. Já os pensionistas que não cumpriram o Censo Previdenciário foram 997.

O diretor de Gestão de Informação da Ageprev, João Ricardo Dias de Oliveira, responsável pela coordenação do censo, comentou: “Trata-se de uma situação indesejada, porém estamos seguindo a legislação. Agora cabe àqueles que não fizeram ou não concluíram o processo providenciar a regularização”.

Inicialmente, apenas o valor líquido dos vencimentos será bloqueado, mas os pagamentos relacionados a consignações, como pensão alimentícia, plano de saúde, empréstimos, sindicatos/associações, entre outros, serão efetuados normalmente. Após seis meses de suspensão dos valores líquidos mensais, toda a folha de pagamento será cancelada, incluindo todas as consignações. É importante ressaltar que o restabelecimento dos pagamentos regulares ocorrerá somente após a regularização do Censo, seguindo sempre o calendário de processamento da folha.

Por fim, a gestão do Censo Previdenciário MS está revisando cuidadosamente a lista de inadimplentes, excluindo casos de segurados que, apesar de convocados para realizar o Censo relativo à folha de pagamento de dezembro de 2022, por algum motivo justificado, não precisaram ou não puderam realizar essa atualização cadastral. Isso inclui segurados falecidos, exonerados em 2023, pensionistas cujos benefícios foram cancelados por atingirem a idade limite de 21 anos também em 2023, entre outros.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare