Incêndio florestal no Pantanal mobiliza bombeiros e militares pelo 2º dia em Forte Coimbra

Você está visualizando atualmente Incêndio florestal no Pantanal mobiliza bombeiros e militares pelo 2º dia em Forte Coimbra
  • Autor do post:
  • Post publicado:9 de julho de 2023

Um incêndio florestal na região do Forte Coimbra, no Pantanal, está sendo combatido por equipes do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro desde a noite de sexta-feira (7). O fogo foi detectado por satélites do Centro de Proteção Ambiental de Mato Grosso do Sul, que emitiram um alerta de fumaça.

O local do incêndio fica próximo à tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Bolívia, o que dificulta o acesso das equipes. Segundo o tenente do 3º Grupamento de Bombeiros Militar de Corumbá, Silvanei Coelho, é preciso viajar por cerca de três horas, entre estrada e rio, para chegar ao foco.

“É preciso sair de Corumbá, até a região de Porto Morrinho, que dura 1h de viagem, depois pega uma embarcação com mais duas horas de navegação no Rio Paraguai até chegar ao incêndio”, explicou.

Os primeiros militares a chegarem ao local iniciaram o combate ao fogo às 4h30 deste sábado. As imagens mostram que o incêndio, que atinge a vegetação rasteira, tem diminuído de intensidade desde então, chegando a uma extensão de 5km.

fogo forte coimbra2
Chegada de militares reforçam combate aos focos de incêndio na região

Além de três bombeiros, alguns militares do Exército também estão ajudando a apagar as chamas, usando abafadores e bombas de água. Mais oito bombeiros se juntaram à operação no final da tarde deste sábado para reforçar as equipes.

“Se evoluir vamos acionar mais militares e pedir o apoio de brigadas da região. Estamos usando drones para analisar o avanço do foco e como melhor combatê-lo. A princípio, o incêndio está sob controle e deve ser extinto em breve”, concluiu.

Ainda segundo as informações repassadas pelo centro de operações na manhã deste domingo, as equipes prosseguem no combate e extinção das chamas e devem permanecer no local após 48 horas para garantir que não ocorra novos focos.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular