Gripe mata quatro pessoas em uma semana e MS chega a 52 óbitos pela doença

No momento, você está visualizando Gripe mata quatro pessoas em uma semana e MS chega a 52 óbitos pela doença
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de julho de 2023

A gripe continua fazendo vítimas em Mato Grosso do Sul. Segundo o último boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde), quatro pessoas morreram em decorrência da doença na 25ª semana epidemiológica, que compreende o período de 18 a 24 de junho. Com isso, o Estado soma 52 mortes por gripe desde o início do ano.

As vítimas fatais são uma adolescente de 17 anos, de Naviraí, que morreu no dia 20 de junho pelo vírus influenza B, sem relato de comorbidade; um idoso de 82 anos, de Campo Grande, que morreu no dia 19 de junho pelo vírus H1N1, com histórico de tabagismo; uma mulher de 42 anos, de Três Lagoas, que morreu no dia 21 de junho pelo vírus H1N1, com doença renal crônica e cardiovascular crônica; e uma idosa de 73 anos, de Ponta Porã, que morreu no dia 22 de junho pelo vírus influenza B, com doenças cardiovasculares e diabetes.

O boletim da SES também mostra que o Estado registra 4.381 casos positivos de Síndrome Respiratória Aguda, sendo 406 de influenza. Desses, 195 são classificados como influenza A, sendo 156 H1N1 e 39 não subtipada. Outros 211 são pacientes diagnosticados com o tipo B.

A maior parte dos casos está concentrada em Campo Grande (167), Corumbá (37) e Nova Andradina (13). O balanço indica que 50,7% dos casos são notificados em homens e 49,3% no público feminino.

A SES recomenda que as pessoas se vacinem contra a gripe, especialmente os grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades. Além disso, é importante adotar medidas de prevenção, como lavar as mãos com frequência, evitar aglomerações e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.