Operação Magnus Dominus: PF desarticula grupo paramilitar ligado ao tráfico na fronteira

Você está visualizando atualmente Operação Magnus Dominus: PF desarticula grupo paramilitar ligado ao tráfico na fronteira
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de junho de 2023

Ponta Porã (MS)- A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta sexta-feira (30/06), a Operação Magnus Dominus, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa paramilitar que prestava serviços ao tráfico internacional de drogas e armas entre o Brasil e o Paraguai. O grupo criminoso atuava nas cidades de Ponta Porã/MS e Pedro Juan Caballero/PY, na fronteira entre os dois países.

A operação foi autorizada pela Justiça Federal, que expediu 11 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão contra nove brasileiros, um italiano, um romeno e um grego. Os alvos foram localizados em quatro estados: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A operação contou com a participação de mais de 100 policiais federais, das diversas delegacias envolvidas e ainda do Comando de Operações Táticas e da Coordenação de Aviação Operacional da PF. Segundo a PF, o objetivo era desmantelar um grupo paramilitar formado por profissionais de alta qualificação tática e operacional, com experiência em segurança militar privada e atuação em guerras, além de seguranças militares privados de embarcações contra piratas da Somália.

Durante as investigações, a PF constatou que a organização criminosa possuía um grande poder bélico, com equipamentos de última geração como coletes balísticos, drones, óculos de visão noturna, granadas e armamento de grosso calibre, como fuzis .556, 762 e .50, capazes de perfurar blindagens e abater aeronaves.

Para viabilizar o cumprimento simultâneo de medidas no Paraguai, a PF contou com a cooperação policial direta com as autoridades paraguaias, além do apoio do Ministério Público Federal.

O nome da operação, Magnus Dominus – “o todo poderoso” em latim, faz referência ao líder do grupo criminoso, que se autodenominava como DOM, em alusão a Dom Corleone, personagem do filme “O Poderoso Chefão”.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular