Garrafas de água reutilizáveis podem ser mais sujas que privada, alerta estudo

Você está visualizando atualmente Garrafas de água reutilizáveis podem ser mais sujas que privada, alerta estudo
  • Autor do post:
  • Post publicado:29 de junho de 2023

Você costuma reutilizar sua garrafa de água sem lavá-la? Se sim, você pode estar ingerindo mais bactérias do que imagina. Um estudo conduzido pela WaterFilterGuru.com, uma empresa especializada em filtros de água, revelou que algumas garrafas de água reutilizáveis podem conter mais bactérias nocivas à saúde do que um assento de privada.

Os pesquisadores analisaram quatro tipos de garrafas de água: com tampa de bico, com tampa de rosca, com tampa e squeeze. Eles coletaram amostras das tampas e das superfícies internas das garrafas e as enviaram para um laboratório para identificar os tipos e as quantidades de bactérias presentes.

O resultado foi surpreendente: as tampas de bico e de rosca foram as mais contaminadas, com cerca de 30 milhões de unidades formadoras de colônias (CFUs) cada. Isso significa que uma garrafa de água com esse tipo de tampa tinha 6.000 vezes mais bactérias do que um assento de vaso sanitário. As garrafas squeeze foram as mais limpas, com apenas 3 milhões de CFUs.

As bactérias encontradas pelos pesquisadores foram principalmente de dois tipos: bastonetes gram-negativos e bacilos. Esses micro-organismos podem causar diversos problemas de saúde, desde infecções respiratórias e urinárias até problemas gastrointestinais e meningite.

“Bactérias gram-negativas podem causar infecções que estão se tornando cada vez mais resistentes aos antibióticos, enquanto certos tipos de bacilos podem levar a problemas gastrointestinais”, explica a WaterFilterGuru.com em seu site.

A contaminação das garrafas ocorre pelo contato de bactérias que estão na boca ou nas mãos dos usuários e que encontram no ambiente úmido um espaço ideal para se replicar. Diversos tipos de bactérias podem proliferar em garrafas de água não higienizadas, como Escherichia coli (E. coli), Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Streptococcus, entre outras.

A reutilização inadequada de garrafas de água contaminadas pode levar a diferentes doenças, dependendo do tipo de bactéria e da saúde individual. Os sintomas podem variar de leves a graves, incluindo náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, infecção na pele, infecção na garganta e até mesmo meningite.

O estudo da WaterFilterGuru.com também pesquisou os hábitos de limpeza de garrafas de água dos americanos e descobriu que, embora a maioria limpe suas garrafas diariamente, alguns as limpam apenas algumas vezes por semana ou mês. A recomendação é que as garrafas reutilizáveis sejam lavadas e desinfetadas diariamente. Além disso, a água que será consumida deve ser filtrada.

Segundo a empresa, o objetivo do estudo é conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene das garrafas de água e da qualidade da água que bebem. “Esperamos que este estudo incentive as pessoas a limpar suas garrafas regularmente e a investir em um filtro de água confiável para proteger sua saúde”, diz a WaterFilterGuru.com.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular