Corumbá (MS)- A Polícia Civil de Corumbá autuou na tarde desta quarta-feira, 21 de junho, uma mulher que mantinha dois cachorros em situação de maus-tratos em sua residência. Ela já estava respondendo pelo crime previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas aos animais em questão.
Segundo a polícia, os agentes foram até o local para verificar o situação dos animais, que haviam sido encontrados em estado deplorável em uma diligência anterior. Na ocasião, a dona dos cachorros recusou a doação dos mesmos e se comprometeu a providenciar assistência veterinária para tratamento adequado.
No entanto, ao chegarem na residência, os policiais constataram que um dos cachorros já havia morrido por falta de cuidados e que o outro estava com a saúde piorando. A polícia então realizou o resgate da cachorrinha, que foi encaminhada para a ONG GAPA, onde passará por tratamento veterinário e posteriormente será colocada para adoção.
A mulher foi levada para a 1ª Delegacia de Polícia de Corumbá para prestar esclarecimentos e responderá também pelo parágrafo 2º do artigo 32 da Lei 9.605/98, que prevê o aumento da pena em caso de morte do animal. A pena pode variar de três meses a um ano de detenção e multa, podendo chegar a cinco anos de reclusão se o animal for cão ou gato, conforme alteração recente da lei.