Sesau investiga caso suspeito de febre maculosa em criança de 1 ano em Campo Grande

Você está visualizando atualmente Sesau investiga caso suspeito de febre maculosa em criança de 1 ano em Campo Grande
  • Autor do post:
  • Post publicado:19 de junho de 2023

Campo Grande (MS)- Uma criança de 1 ano está internada em um hospital particular de Campo Grande com suspeita de febre maculosa, doença transmitida por carrapatos infectados. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informou que o caso está sendo investigado e que as amostras do paciente foram enviadas para o Lacen (Laboratório Central) para confirmação.

Segundo a secretaria, a criança teria viajado para Guia Lopes da Laguna, a 220 km da Capital, onde teria entrado em contato com animais domésticos na zona urbana e rural. Os sintomas que ela apresentou foram febre, náuseas, vômitos e dores no corpo.

A Sesau ressaltou que a região de Guia Lopes da Laguna não tem histórico de febre maculosa e que Mato Grosso do Sul também tem baixa incidência da doença. O caso ainda não foi notificado oficialmente pelo Ministério da Saúde.

Em São Paulo, já são 19 casos suspeitos e 4 mortes confirmadas por febre maculosa, todas relacionadas a um evento realizado em uma fazenda em Campinas, no dia 27 de maio. As vítimas foram duas dentistas, um piloto e empresário e uma estudante de 16 anos.

A febre maculosa é uma doença grave que pode levar à morte se não for tratada precocemente. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo, náuseas, vômitos e diarreia. A prevenção consiste em evitar o contato com carrapatos e usar roupas claras e compridas ao frequentar áreas de vegetação.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular