Solenidade no Jardim marca os 156 anos da Retomada de Corumbá

Você está visualizando atualmente Solenidade no Jardim marca os 156 anos da Retomada de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:16 de junho de 2023

Solenidade realizada na manhã de hoje, sexta-feira, 16, marcou o 156º aniversário da Retomada de Corumbá, coordenada pelo comandante da 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal, general de brigada Marcelo Zanon. O comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Iunis Távora Said; o prefeito municipal, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), também participaram do evento.

A celebração aconteceu no Jardim da Independência e, na oportunidade, Bira afirmou que o 13 de junho é uma data história que deve ser relembrada sempre pela população. “É um dia que a gente tem muito a agradecer. Agradecer principalmente a atuação das Forças Armadas Brasileiras pela retomada do território, fazendo com que hoje, nós tenhamos orgulho de morar em Corumbá”.

Bira reforçou a importância do civismo, do sentimento de pertencimento e amor a Pátria. Citou que a Câmara Municipal de Corumbá, anualmente, tem lembrado o feito, homenageando personalidades com a Medalha de Antônio Maria Coelho, “uma das comendas mais importantes do Poder Legislativo, reconhecendo essa data histórica. Estamos aqui hoje fazendo alusão a essa data, resgatando a nossa história e lembrando que o povo corumbaense, brasileiro, é imensamente agradecido ao sangue, ao suor derramado pelas nossas Forças Armadas”.

Comandante da 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal, o general de brigada Marcelo Zanon, destacou a participação feminina na Guerra contra o Paraguai. “Tivemos um grupo de mulheres corumbaenses que lutaram na guerra de forma valorosa”, exaltou o general.

Alunos da Rede Municipal de Ensino acompanharam a cerimônia que contou com hasteamento da bandeira nacional. A solenidade foi realizada nesta sexta-feira em razão das condições climáticas registradas em Corumbá na terça-feira, 13 de junho.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular