Morre o escritor e pesquisador corumbaense Augusto César Proença

Você está visualizando atualmente Morre o escritor e pesquisador corumbaense Augusto César Proença
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de junho de 2023

O mundo literário está de luto pela perda de um dos seus expoentes: o escritor e pesquisador Augusto César Proença, que faleceu aos 85 anos, deixando um legado de obras sobre a cultura e a história do Pantanal. Proença era natural de Corumbá e formado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Região dos Lagos (Cabo Frio, RJ). Era membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), da Academia Corumbaense de Letras e do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro.

A notícia do seu falecimento foi divulgada pela ASL, que se manifestou extremamente entristecida e prestou homenagens ao acadêmico, que ocupava a cadeira nº 28 da instituição.

“Professor, contista, historiador brasileiro e pesquisador da cultura pantaneira e regional, Proença foi um escritor que retratou a vida, a cultura e a natureza do Pantanal, com um estilo realista e regionalista, abordando personagens e situações típicas da região. Buscou, também, resgatar a memória e a identidade pantaneira, valorizando suas tradições e sua diversidade”, diz a nota da ASL.

Entre as obras publicadas por Proença, destacam-se Snackbar (1979), Raízes do Pantanal (1989), A Sesta (1993), A condução (1995), Pra qualquer lugar (1995), Nessa poeira não vem mais seu pai (1996), Pantanal: gente, tradição e história (1997), Corumbá de todas as graças (2003) e Memória Pantaneira (2004). Ele também foi roteirista e diretor do curta-metragem “A poeira”, baseado no seu conto “Nessa poeira não vem mais seu pai”. Participou também de várias antologias nacionais.

Proença recebeu várias premiações literárias, como o Concurso de contos “Ulisses Serra” (Campo Grande / MS), Prêmio de Edição Concurso Academia Valenciana de Letras e Contos “O Tio” (Valença / RJ); Prêmio de Edição Concurso da Editora Litteris Conto Paz e Amor (Rio de Janeiro / RJ) e 1° lugar no Grande Concurso de Contos e Poesia do Brasil Editora Litteris (Rio de Janeiro / RJ).

Além de escrever, Proença também se dedicou a participar de eventos culturais, como encontros, festivais, congressos e simpósios relativos a atividades literoculturais.

A ASL expressou suas condolências aos familiares e amigos do escritor, bem como à comunidade literária do estado.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular