Corumbá (MS)- A segunda onça-pintada avistada na área urbana de Ladário, desde a tarde desta segunda-feira (29), foi capturada e solta, pela força-tarefa composta por militares do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e biólogos do Instituto do Homem Pantaneiro.
A contenção, transporte e soltura do animal ocorreu na manhã desta terça-feira, 30 de maio, após o felino ser avistado na área central da cidade. Uma residência e uma creche chegaram a ser isoladas para garantir a segurança da população e do próprio animal.
Após ser capturado por meio de sedativos ministrados por médicos veterinários do IHP, o animal foi transportado com auxilio de uma embarcação do Corpo de Bombeiros, para o mesmo local onde, durante a madrugada, o filhote havia sido solto.
A expectativa é de que, ambos, soltos em seu habitat natural possam se reencontrar nas próximas horas. Mãe e filhote seguem sendo monitorados por pesquisadores do IHP.
Resgate do filhote
O animal foi resgatado após ser isolado nas dependências de um estabelecimento comercial localizado na região portuária da cidade.
Antes, o animal foi visto caminhando pelas ruas até se abrigar no local. Agentes da PMA e do Corpo de Bombeiros realizaram o isolamento da área até a chegada de um veterinário do IHP que avaliou a situação e procedeu com a contenção do felino.
De acordo com o comandante do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Corumbá, tenente-coronel Silvanei, os procedimentos são realizados de acordo com protocolo estabelecidos pelos órgãos competentes.
“A contenção é realizada pelo Veterinário e Biólogo do IHP, com uso de dardo tranquilizante, posteriormente é feito o monitoramento da saúde do animal durante o transporte. Caso esteja com a saúde e condições físicas integras, pode ser liberada em seu habitat natural, longe do centro urbano”, afirmou.