Ladário (MS)- O filhote de onça-pintada avistada na região Portuária de Ladário na noite desta segunda-feira (29), foi resgatada e solta em uma área mais afastada da região urbana da cidade, após uma força-tarefa, entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e Biólogos do Instituto do Homem Pantaneiro.
A conclusão dos trabalhos entrou noite a dentro e terminou durante a madrugada após intervenção bem-sucedida dos pesquisadores do IHP, responsáveis pela contenção, sedação, avaliação e soltura do animal.
Em boas condições clínicas, o animal foi devolvido ao seu habitat natural. Como se tratava de um filhote e que havia relatos do avistamento de uma outra onça-pintada pela região, provavelmente mãe do filhote, a soltura ocorreu em uma área um pouco mais abaixo do porto de Ladário.
O objetivo foi de não distanciar o animal da localização onde a mãe estaria, possibilitando o reencontro dos animais, que possivelmente transitam por esta área.
O resgate
O animal foi resgatado após ser isolado nas dependências de um estabelecimento comercial localizado na região portuária da cidade.
Antes, o animal foi visto caminhando pelas ruas até se abrigar no local. Agentes da PMA e do Corpo de Bombeiros realizaram o isolamento da área até a chegada de um veterinário do IHP que avaliou a situação e procedeu com a contenção do felino.
De acordo com o comandante do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Corumbá, tenente-coronel Silvanei, os procedimentos são realizados de acordo com protocolo estabelecidos pelos órgãos competentes.
“A contenção é realizada pelo Veterinário e Biólogo do IHP, com uso de dardo tranquilizante, posteriormente é feito o monitoramento da saúde do animal durante o transporte. Caso esteja com a saúde e condições físicas integras, pode ser liberada em seu habitat natural, longe do centro urbano”, afirmou.