Campo Grande (MS)- O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) voltou a realizar exames de cateterismo cardíaco com o novo aparelho de hemodinâmica, o Angiógrafo, que foi instalado recentemente. O equipamento permite fazer diversos tipos de procedimentos na área de cardiologia, neurologia e radiologia intervencionista, como diagnóstico e tratamento de infarto, angina, AVC e alterações de vias biliares.
Segundo o médico cardiologista intervencionista, Augusto Daige da Silva, “esse aparelho é fundamental para o diagnóstico e tratamento das patologias citadas anteriormente”. Ele também destacou que o aparelho é capaz de fazer biópsias hepáticas e de pâncreas.
A equipe do setor de imagem do hospital recebeu treinamento para operar o Angiógrafo e já iniciou os exames na terça-feira (16). Sete pacientes realizaram o procedimento de cateterismo e, para esta quarta-feira (17), mais onze exames estão agendados, sendo quatro de cateterismo e sete de arteriografia cerebral.
A diretora presidente do HRMS, Marielle Alves Corrêa Esgalha, informou que o hospital seguirá a demanda de pacientes internados e regulados pelo município.
“Ficamos um período sem realizar os procedimentos no hospital e agora vamos retomar até que todos sejam atendidos. É importante destacar que somos um hospital que atende pacientes devidamente regulados”, afirmou.
O Angiógrafo foi adquirido com recursos de emenda parlamentar, no valor de R$ 2.870.000,00. O equipamento é considerado um avanço para a saúde pública do estado e beneficia os pacientes que precisam de exames e tratamentos especializados.
A equipe do setor de imagem do hospital recebeu treinamento e os exames já foram iniciados desde ontem (16). Sete pacientes realizaram o procedimento de cateterismo e, para esta quarta-feira (17), mais onze exames estão agendados, sendo quatro de cateterismo e sete de arteriografia cerebral.
“Esse aparelho é fundamental para realizar vários tipos de procedimentos, tanto na área de cardiologia, neurologia e radiologia intervencionista. A demanda de pacientes com infarto, angina, AVC, paciente com alteração de vias biliares, que precisa fazer biopsia hepática, biópsia de pâncreas, o aparelho veio para complementar e ajudar a realizar esses procedimentos. Ele é fundamental para o diagnóstico e tratamento das patologias citadas anteriormente”, explicou o médico cardiologista intervencionista, Augusto Daige da Silva.