Instituto Federal de MS abre inscrições para cursos gratuitos de idiomas e libras

ifms Professores substitutos
  • Autor do post:
  • Post publicado:13 de maio de 2023

Estão abertas as inscrições para os cursos de idiomas ofertados gratuitamente pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), por meio do Centro de Idiomas (Cenid), com ingresso no segundo semestre deste ano.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Espanhol, Inglês e Libras serão ofertados de forma presencial em nove campi, localizados nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Confira o quadro de vagas e cursos.

São ofertadas 598 vagas destinadas ao público externo e a estudantes e servidores do IFMS. No edital de abertura do processo seletivo está disponibilizada a quantidade de vagas reservadas para cada público e em cada curso ofertado.

Os cursos do Cenid são divididos em duas etapas e seis níveis: a primeira etapa é Básica e subdividida em três Níveis (I, II e III); já a segunda etapa é a Intermediária, também com três Níveis (IV, V, VI).

O edital com todas as regras do processo seletivo estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições 

São gratuitas e devem ser feitas até 4 de junho, na Página do Candidato da Central de Seleção.

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) dos campi e solicitar um computador para realizar sua inscrição, observando os endereços e horários de atendimento.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve informar o número do CPF e a opção por um dos cursos ofertados.

Aqueles que não possuem conhecimento algum da língua ofertada deverão inscrever-se na turma Básico – Nível I, caso haja essa oferta no curso pretendido.

Nivelamento 

O teste de nivelamento será obrigatório para aqueles que pretendem concorrer às vagas das ‘turmas em andamento’ e tem por objetivo avaliar o nível de proficiência e conhecimento dos candidatos, além de definir o nível da turma ao qual concorrerão no sorteio eletrônico. 

Os testes serão realizados de forma on-line. Neste caso, candidatos que não tenham acesso à internet poderão novamente solicitar o uso de um computador disponibilizado pelos campi.

No dia 6 de junho será divulgada a relação preliminar das inscrições homologadas e a convocação para os testes de nivelamento, previstos para o período de 8 a 16 de junho.

O resultado do teste de nivelamento está previsto para ser divulgado em 22 de junho.

Seleção e cronograma 

Será feita por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 27 de junho, a partir das 15 horas, com transmissão pelo YouTube.

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os candidatos, será divulgado no dia 29 de junho. A classificação final do processo seletivo e a 1ª chamada para matrículas serão publicadas no dia 3 de julho.

O início das aulas está previsto para 24 de julho.

Cenid 

O Centro de Idiomas do IFMS oferta cursos gratuitos que buscam fomentar o processo de internacionalização na instituição, conduzindo o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional.

O certificado tem validade nacional e atesta o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.

Mais informações estão disponíveis na página dos cursos de Idiomas do IFMS.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular